Mirassol vence ABC e consagra campanha com novo título nacional
Este é o segundo título nacional em três anos do Mirassol, que foi campeão da Série D em 2020
Foto: Rodrigo Corrsi/FPF
Por FPF
Sem tanta dificuldade, mas muito mérito, o Mirassol fez 2 a 0 em cima do ABC-RN e foi campeão da Série C do Campeonato Brasileiro pela primeira vez. A vitória do título foi conquistada na tarde deste sábado (8), no Estádio José Maria de Campos Maia, o Maião, em Mirassol. Este é o segundo título nacional em três anos do Mirassol, que foi campeão da Série D em 2020.
O time do interior de São Paulo viveu uma ótima temporada em 2022. Após ser líder durante quase todo o tempo da competição, os comandados de Ricardo Catalá consagraram, além do acesso, o título.
Com gols de Camilo e Vinicius Mingotti, os paulistas superaram o ABC-RN pelo segundo jogo da final. Embalado por quase 10 mil torcedores, o time da casa levantou a taça inédita da terceira divisão nacional.
O primeiro gol do Mirassol saiu de uma falha da defesa do ABC-RN. O lance teve origem de uma jogada de Paulinho, que, sozinho, chutou uma bola para o goleiro Matheus Nogueira espalmar para escanteio. Silvinho cobrou e, mais uma vez sem ninguém para defender a área visitante, Camilo ficou livre para cabecear para as redes e abrir o placar da decisão.
A solidez da defesa do ABC, que costumava ser admirável, deixou a desejar. Esse foi o nono gol de Camilo pelo Mirassol.
Depois de sofrer o gol, o time do ABC encontrou muita dificuldade para reagir. Perdido em campo, os comandados de Fernando Marchiori tentaram alguns lançamentos longos, mas sem conseguir trabalhar a bola.
Aos 29 minutos, os visitantes viram a sua melhor chance de empatar. A bola sobrou nos pés de Kalisson, mas o chute bateu na marcação e foi para a linha de fundo. Fábio cobrou o escanteio e a bola chegou em Richardson na pequena área, mas o zagueiro cabeceou errado e perdeu uma boa oportunidade.
Ainda antes do intervalo, aos 45 minutos, o Mirassol ampliou. Em mais uma jogada de velocidade, Silvinho arrancou e encontrou Vinicius Mingotti bem posicionado na pequena área. O camisa 9 recebeu o cruzamento e cabeceou no canto do goleiro Matheus Nogueira para marcar.
O técnico Marchiori fez algumas mudanças no ABC, mas as substituições não surtiram resultado para o segundo tempo. Felipinho, principal peça de velocidade do ABC durante toda a temporada, não conseguiu furar a defesa.
Com 36 minutos, os torcedores presentes no Maião começaram as comemorações e, ao som de ‘’é campeão’’, o Mirassol manteve o resultado vitorioso até o apito final para selar o título da Série C do Brasileiro em 2022.