Ministério da Saúde: Técnicos visitam espaços da saúde pública de Itatiba
Os técnicos vieram a Itatiba para visitar unidades municipais de saúde a fim de levantar informações para o processo de certificação de boas práticas na eliminação da transmissão vertical do HIV
Foto: Divulgação/PMI
Da Redação
Na última semana, quatro técnicos do Ministério da Saúde vieram de Brasília a Itatiba para visitar unidades municipais de saúde a fim de levantar informações para o processo de certificação de boas práticas na eliminação da transmissão vertical do HIV e sífilis, ao qual o município é candidato.
O HIV é o vírus causador da Aids e na transmissão vertical é passado da mãe para o bebê. A criança pode ser infectada em três momentos: durante a gestação, no parto ou na amamentação – alerta dado durante o Agosto Dourado – mês que incentiva o aleitamento materno.
Por estar há anos sem registro deste tipo de transmissão, Itatiba pode ser certificada nacionalmente como cidade em que há controle desta forma de transmissão. Foram visitados pela Equipe de Validação do Ministério a sede da Secretaria de Saúde, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher de Itatiba (CAISMI) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além da unidade básica de saúde UBS da Vila Cruzeiro e a Maternidade Ana Abreu, na Santa Casa de Misericórdia local. A certificação depende da avaliação de dados epidemiológicos, assistenciais e de recursos humanos no suporte e apoio às gestantes oferecidos pelo município.
A passagem da equipe por Itatiba foi encerrada com visita ao prefeito Thomás Capeletto de Oliveira que recebeu os técnicos, juntamente com o secretário de Saúde Renan Dias Irabi, em seu gabinete no fim da tarde de quinta-feira, dia 3. Participaram ainda da reunião servidores da atenção secundária - CTA, CAISMI e da Visa local.
O comprometimento das unidades de saúde no combate, as boas práticas e conscientização sobre a transmissão vertical foram pontos positivos observados na cidade e destacados pelos técnicos durante o encontro com o prefeito. “Estamos confiantes no bom trabalho que vem sendo feito. Tanto que atraímos a atenção do Ministério da Saúde, que enviou a equipe para conhecer em Itatiba nossas práticas nessa política pública”, disse o prefeito.
Itatiba candidata
Podem receber os selos de boas práticas os municípios com mais de 100 mil habitantes que atingirem a pontuação estabelecida pelo Ministério da Saúde. Para pleitear o selo, a gestão municipal preencheu documentação com indicadores e informações sobre a rede de atenção e atendimento aos pacientes. O município aguarda a divulgação do Ministério da Saúde sobre a possível conquista da certificação.