Ministério da Saúde lança campanha sobre a importância de doar sangue
O Ministério da Saúde reforça a importância de aumentar o número de doadores para manter os estoques de todo País regulares
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Da Redação
“Quando você doa sangue, ajuda a salvar muitas vidas, doe sangue regularmente”, está é a mensagem da campanha lançada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de conscientizar sobre a importância da doação.
A Pasta também alerta que, nesta época do ano, costuma ocorrer uma baixa nos estoques de sangue, devido à proximidade das férias escolares, além da mudança de estação, com a chegada do Inverno.
Cerca de 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes e um total de 3.159.774 milhões de doações de sangue por ano no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados de 2022. Em São Paulo, ano passado, 734.654 doações de sangue foram realizadas.
O Ministério da Saúde reforça a importância de aumentar o número de doadores para manter os estoques de todo País regulares, sem risco de desabastecimento. Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas.
Em Itatiba
De acordo com informações do Rotary Club de Itatiba, o município arrecadou no primeiro semestre de 2023 – entre janeiro e junho – 611 bolsas válidas de sangue: janeiro (94); fevereiro (120); março (105); abril (93); maio (108); e junho (91).
Neste sábado, dia 8, o Rotary Club irá promover a sétima edição da Campanha de Doação de Sangue de 2023, nas dependências do Ambulatório Central de Especialidades (SUS) – à Rua Marcos Dian, número 365, Jardim De Lucca.
Voluntários que quiserem doar devem portar um documento com foto. Além disso, as exigências são que o doador deve pesar mais de 50 kg; ter entre 18 e 69 anos (os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis); deve alimentar-se bem (não estar em jejum); não deve ter consumido bebida alcóolica nas últimas 24 horas; não deve ter feito piercing, tatuagem ou cirurgia em um período de um ano; não pode estar em período de amamentação e não pode ter se vacinado nas últimas 48 horas.
Para realizar o agendamento, o interessado pode entrar em contato através do WhatsApp (11) 96916-2638.