Microregiões iniciam movimento separatista
O governo segue em análise da proposta, que engloba 16 cidades.
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto:Lucas Selvati / Arquivo JI
Da Redação
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou ontem, dia 10, que a Região Metropolitana de Campinas (RMC), permanecerá na fase vermelha do Plano São Paulo por mais uma semana, isso porque há cidades como Campinas que atingiu 90% dos leitos ocupados. Por conta disso, as regiões do Circuito das Águas e o Aglomerado Urbano de Jundiaí iniciaram um movimento separatista para saírem da Divisão Regional de Saúde de Campinas, e poder, assim, avançar no Plano São Paulo.
Caso essa separação aconteça, a Região do Circuito das Águas seria classificada na fase amarela; e o Aglomerado de Jundiaí iria para fase laranja. O governo segue em análise da proposta, que engloba 16 cidades.
Itatiba e Morungaba
Na live realizada ontem, através do Facebook, o prefeito de Itatiba, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, anunciou que participou da reunião junto ao secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, quando foi apresentado o plano separatista. “Éramos a cidade com maior número de população ali presente; e pelo tamanho do município, consideramos que Itatiba tem poucos óbitos”. O secretário de Saúde de Itatiba, Fabio Nani, destacou que o município estaria na fase amarela, caso não fizesse parte da RMC, onde seria possível reabrir restaurantes e pizzarias.
Segundo o prefeito da Estância de Morungaba, Marquinho de Oliveira, “definir a fase vermelha para todos os municípios, antes de avaliar cada microrregião, em minha opinião, não é justo com a população e nem com a economia local de cada cidade que está com os casos de covid-19 controlados e mesmo assim tem que se enquadrar nos mesmos critérios de cidades com situações mais críticas”. Marquinho afirmou que o governo deverá dar uma resposta na próxima quinta-feira, dia 16.
Novidades
O prefeito de Itatiba lembrou, ainda, que os cadastros para o Teste Itatiba continuarão até a próxima quarta-feira, dia 15; e na sexta-feira, dia 17, serão escolhidos os representantes itatibenses que realizarão o teste. Na capital paulista, foi constado que 9% da população já teve contato com o covid-19.
Além disso, nesta semana, voltará à gratuidade aos idosos ao transporte público.