Mestrado e doutorado em Educação promovem III Colóquio Internacional Cristianismo de libertação e Educação
Durante os dois dias de evento foram abordadas temáticas como: Cristianismo de Libertação, Educação e Movimentos Sociais na América Latina
Foto: Divulgação/USF
Da Redação
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade São Francisco (USF) promoveu, no Câmpus Itatiba, nos dias 20 e 21 de outubro, o “III Colóquio Internacional Cristianismo de Libertação e Educação”. O evento foi realizado na modalidade híbrida, com palestrantes e convidados que puderam participar de maneira presencial e remota, sendo pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e universidades internacionais.
A abertura oficial contou com a presença do vice-reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa; da coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação Stricto Sensu, Iara Lúcia Tescarollo; a coordenadora do Programa Stricto Sensu em Educação, Ana Paula de Freitas; do professor da USF, Allan da Silva Coelho; do professor visitante da Université Catholique de Louvain (Bélgica), Luis Martínez Andrade; além de docentes, estudantes e público externo que acompanhou o evento. “Os programas de mestrado e doutorado da USF tem como objetivo, ao promover eventos como o Colóquio, agregar pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e de outros países, assim, promover a internacionalização e contribuir para a formação de nossos estudantes com um olhar mais amplo, seguindo todas as diretrizes estabelecidas pela CAPES”, explicou o pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi.
Importância do evento
Um colóquio como este coloca a USF entre as instituições que colaboram ativamente para a produção e circulação de pesquisa acadêmica inovadora. “Este evento expressa o trabalho internacional conjunto e uma parceria de longo prazo. A Universidade investe para aprofundar laços de pesquisa, na produção e divulgação do saber científico”, explicou o professor Allan da Silva Coelho, responsável pela organização do evento.
A coordenadora do Programa ressalta a importância de promover eventos internacionais e receber professores visitantes. Principalmente pelo fato do Curso ter sido avaliado com nota 5, pela CAPES em 2022. “Essa oportunidade que a USF deu aos programas em receber um professor visitante contribuiu muito para os aspectos da internacionalização. O stricto sensu é orientado pelas diretrizes da CAPES, que é o órgão que regula esse programa. A internacionalização tem um peso muito grande, nós acabamos de mudar de conceito, de 4 para 5, isso só nos responsabiliza ainda mais em relação à política de internacionalização. A parceria e a visita do professor Luís só enriquecem o nosso curso e dá possibilidades de novas pesquisas e produções”, explicou a professora Ana Paula.
Temas abordados
Durante a abertura do evento internacional, a coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação Stricto Sensu da USF relembrou que neste ano o Mestrado e Doutorado de Educação da USF celebra 20 anos de criação. “Gostaria de ressaltar, que além de ser um momento importante para o Programa de Educação, também comemoramos os 20 anos do Programa. Uma honra ter tantos pesquisadores nacionais e internacionais, nossos mestrandos e doutorandos aqui presente”, afirmou a professora Iara Tescarollo.
Durante os dois dias de evento foram abordadas temáticas como: Cristianismo de Libertação, Educação e Movimentos Sociais na América Latina, Educação para Reencantar a vida, Educação e Direitos Humanos.