Menor de idade consegue abrir conta em banco?
Esta dúvida é muito comum para muitas pessoas, mas a resposta é positiva
Foto: iStock/ Weekend Images Inc.
Mexer com dinheiro e contas bancárias demanda muita responsabilidade. Porém, desde cedo, é bom cultivar esses hábitos e saber lidar com a saúde financeira, independentemente de qual for o caso. Nesta linha, nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais comum bancos que possibilitam abertura de contas para menores de 18 anos.
Nesses bancos, sendo algo mais ascendente ainda em bancos digitais, a ideia é criar condições especiais e um atendimento especial direcionados diretamente para essa faixa etária. Mas existe um certo controle por trás dessas contas.
Seja para abrir, lidar com burocracias ou assinar contratos, o jovem precisa ter um adulto responsável – seja pai, mãe ou tutor legal – por trás.
Essas contas são desenvolvidas com mais limites do que contas convencionais, justamente para auxiliar nessa questão relacionada à matemática financeira. Este tipo de serviço permite que o menor aprenda a lidar com finanças pessoais, como economizar, gastar com controle e até realizar pequenos investimentos, sempre sob monitoramento. Elas são projetadas justamente para que crianças e adolescentes saibam cuidar do seu dinheiro de uma forma segura.
Tipos de contas para menores de idade
Existem diversas possibilidades de aberturas de contas para menores de idade. Em bancos convencionais ou digitais, basta entender qual melhor se adequa.
No caso dos bancos tradicionais, costuma ser mais burocrático. Além disso, muitas vezes, não é algo tão atrativo quanto no caso de contas digitais, que são mais modernas e direcionadas para um público jovem.
Ao falar de segurança, uma conta digital para menores de 18 anos costuma ser uma das opções mais recorrentes. Seja para crianças ou adolescentes, essas contas funcionam de forma simples, mas com recursos que ajudam a desenvolver o controle sobre o próprio dinheiro.
Esse estilo de conta digital direcionado para menores de 18 anos também facilita ao oferecer e trabalhar com funcionalidades que ajudam no aprendizado e na organização. Também garantem mais segurança, pois o controle das transações é feito pelo responsável, evitando possíveis fraudes ou gastos excessivos. Mas, claro, sempre com um responsável legal por trás monitorando.
Para abrir uma conta digital para menores de 18 anos, o processo geralmente é simples e pode ser feito diretamente pelo aplicativo do banco escolhido. O responsável precisará fornecer seus dados pessoais, além dos dados básicos do menor que estará no controle da conta. Após a aprovação do cadastro, o responsável terá acesso para monitorar as movimentações e definir limites de gastos.
No digital, essas funcionalidades são muito mais comuns do que em bancos convencionais, por exemplo. No mercado financeiro atual, existem diversas opções e possibilidades para menores de idade se adaptarem e escolherem a que melhor se encaixa em seu perfil. Cabe aos pais ou responsáveis escolher o tipo de conta que mais se adapta às necessidades do menor.