Meio Ambiente lança Guia do Usuário de Ecopontos
Foto: Divulgação
Itatiba conta atualmente com cinco Ecopontos, que são os locais ideais para o descarte voluntário de recicláveis, eletroeletrônicos, resíduos da construção civil e peças volumosas. Os Ecopontos estão distribuídos pelas regiões do município nos bairros Jardim das Nações, Jardim Vitória, Novo Horizonte, NR Porto Seguro e San Francisco.
O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, além dos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados). Para incentivar o uso consciente desses espaços, a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, elaborou o Guia do Usuário, com um visual atrativo. O acesso ao guia pode ser feito pelo site da Prefeitura e diretamente pelo link itatiba.sp.gov.br/secretarias/meio-ambiente-e-agricultura/ecopontos.
A Prefeitura também realiza um trabalho contínuo de fiscalização contra o descarte irregular de resíduos. Essa ação é realizada em parceria com a Guarda Municipal Ambiental e o Setor de Fiscalização, que atuam com base em denúncias e rondas frequentes. Quando flagradas, as pessoas responsáveis pelo descarte irregular podem ser multadas.
Além disso, os moradores podem contar com o serviço do Catabugiganga, que realiza a coleta de grandes volumes, como sofás e eletrodomésticos, mensalmente em frente às residências. O cronograma do serviço pode ser acessado pelo site itatiba.sp.gov.br/catabugiganga.
Para conscientizar a população, a Prefeitura promove campanhas educativas ao longo do ano, especialmente em datas comemorativas como a Semana do Meio Ambiente. As ações incluem materiais educativos, projetos escolares e premiações como a Olimpíada Municipal de Educação Ambiental (Omea), que incentiva a arrecadação de recicláveis.
O descarte irregular de lixo traz impactos ambientais e de saúde pública, como a proliferação de vetores de doenças e a contaminação de corpos d’água. A Prefeitura mapeia pontos críticos de descarte irregular por meio do Departamento de Resíduos Sólidos e mantém equipes para a limpeza dessas áreas.
Os moradores podem denunciar descartes irregulares de forma sigilosa. A recomendação é fotografar ou filmar o infrator e enviar as informações à Guarda Municipal Ambiental pelos telefones 4524-4721 e 4524-3577 ou ao Setor de Fiscalização pelo número 3183-0729 e pelo e-mail fiscalizacaoambiental@meioambiente.itatiba.sp.gov.br. Quanto mais detalhes sobre o infrator e o local, mais rápido o município pode tomar providências.
O que posso levar?
O Ecoponto recebe quatro tipos de resíduos: reciclável, eletroeletrônico, da construção civil e volumoso. Veja os exemplos abaixo.
•Resíduo reciclável: papelão, papel, plástico, vidro, metal e isopor não alimentício;
•Resíduo eletroeletrônico: monitor, impressora, eletrodoméstico e televisores;
•Resíduo da construção civil: concreto, terra e cerâmica - permitido até 1m³ por semana;
•Resíduo volumoso: mobílias e sofás desmontados, além de colchões e madeiras.
Para manter o local limpo e organizado, é indicado que os resíduos devem ser entregues agrupados em embalagem adequada. Ao chegar no Ecoponto, o munícipe deve informar ao servidor o material que pretende descartar, para receber a orientação dos locais e forma correta de depositar ou armazenar, a fim de evitar o acúmulo de água.
O que não levar
O Ecoponto não receberá resíduos biológicos (remédios), séptico (hospitalar, seringa e gaze), químico (industrial, automotivo, embalagem e agrotóxico, de posto de combustível, amianto, pneu, lâmpada, pilha, bateria e lata de tinta), domiciliar (resto de alimento e outros materiais orgânicos) e animal morto.
Endereços dos Ecopontos
Ecoponto Jardim das Nações
Avenida Vicente Catalani - 1.685 (ao lado do Cemei Francisca de Castro Camargo)
Ecoponto Jardim Novo Horizonte
Rua Luiz Jarussi - 1000 (ao lado da UBS Alaide Maria da Silva)
Ecoponto Jardim Vitória
Travessa Idalina Leardine - 01 (ao lado da Emeb Sonia Rita)