Médica afirma que covid-19 ataca todo o organismo e não apenas os pulmões
Na foto: Dra. Gloria e equipe da Santa Casa acompanhados do diretor da AZ Armaturez, Alexander Schmidt
Foto: CRN
Da Redação
Profissionais que atuam na linha de frente em unidades de terapia intensiva (UTIs) descobriram que o novo coronavírus está causando insuficiência renal em alguns pacientes. A médica nefrologista da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba, dra. Gloria Maria Furtado dos Reis, falou sobre o assunto à reportagem da CRN.
Gloria afirmou que a covid-19 compromete todo o organismo e não somente os pulmões. Ela explicou que tudo o que acontece nos pulmões acontece também a nível renal. “As partículas virais atacam uma porção dos rins chamada túbulos renais, este comprometimento se faz de modo simultâneo em todo o organismo. Esses pacientes irão desenvolver uma lesão renal, que pode ser aguda se não tiverem nenhuma comorbidade prévia, e todos vão requerer tratamento de hemodiálise”.
Já em relação aos pacientes que possuem comorbidades, a médica relatou que, ao contraírem a covid, a situação se agrava. “Nesse caso, o que nós vamos ter é uma lesão renal aguda em cima de uma lesão renal crônica”.
Mais que uma simples gripe
Segundo a médica, a covid-19 é muito mais que uma simples gripe. “É um processo crônico (...) nós temos aí pacientes internados há 30, 60 dias, com recuperação difícil e reabilitação ainda mais difícil e demorada. E, muitas vezes, a cronicidade da doença pode levar o paciente a um programa de diálise permanente”.
Para finalizar, a médica ressaltou a importância do afastamento social e uso correto de máscara de proteção. “A doença é grave e pode trazer consequências sérias, como a perda da capacidade pulmonar e da função renal”.
Doações
A empresa AZ Armaturen do Brasil doou à Santa Casa de Misericórdia de Itatiba insumos para respiradores e uma osmose portátil para tratamento renal de pacientes que fazem hemodiálise. Os itens e o equipamento foram entregues na manhã da última terça-feira, 18, pelo diretor da empresa, Alexander Schmidt, ao provedor da Santa Casa, Emerson Netto.