Mata Ciliar registra aumento de mais de 80% da chegada de animais atropelados
Foto: Divulgação
O número de animais silvestres vítimas de atropelamento só aumenta e, em nossa região, que abriga uma grande diversidade de espécies, essa situação é ainda mais alarmante. Em dezembro de 2023, por exemplo, o Cras da ONG Mata Ciliar registrou a chegada de 42 animais silvestres vítimas de atropelamentos, um aumento de mais de 82% em comparação ao mês de novembro, com 23 indivíduos.
Neste ano, já foram registradas 12 vítimas, sendo o último um tatu-galinha adulto, atropelado em Vinhedo e entregue pela Guarda Municipal, no sábado. Infelizmente, devido aos graves ferimentos, o animal não sobreviveu. Cabe aos motoristas também assumirem uma postura mais responsável ao trafegar por áreas onde há matas e cursos d’água, principalmente à noite, redobrando a atenção nesses locais onde há maior ocorrência de fauna.
O município de Vinhedo possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.
MATA CILIAR
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.
Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.