Mata Ciliar recebe falcão-de-coleira com “doença de aves”
Foto: Divulgação
Na última quarta-feira, o Cras da Mata Ciliar recebeu um falcão-de-coleira, entregue pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Indaiatuba, após ser encontrado caído em via pública. O animal chegou apático e com a massa corporal em uma situação preocupante, abaixo do comum. Então, após as análises da equipe da ONG, foi constatado que o indivíduo estava com uma doença que acomete aves, principalmente, rapinantes e columbiformes, o ‘trichomonas gallinae’.
“Essa doença se aloja nas regiões do esôfago, da papa e da cavidade oral, formando placas caseosas que vão lesionando as mucosas e ocupando o espaço da passagem, ou seja, vai fechando sua garganta, aos poucos, e impedindo que se alimente até ficar debilitado, como é o caso deste falcão. Provavelmente, ele predou alguma pomba ou rolinha que estava com a doença e se infectou”, explica Ana Julia Tonetti Claro, médica veterinária da Mata Ciliar.
Seu tratamento foi iniciado e mesmo não sendo um caso grave, será um procedimento longo e que deixará muitas sequelas.
Mata Ciliar
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.
Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.