Maria Gilli é campeã pan-americana juvenil de Beach Tennis
Foto: Arquivo Pessoal
O Time Brasil BRB brilhou na última edição do Pan-Americano de Beach Tennis. De 26 a 29 de outubro, a delegação brasileira dominou as areias de Iquique, no Chile, e trouxe para casa 29 medalhas, sendo 14 de ouro, 12 de prata e três de bronze. O torneio reuniu atletas das categorias profissional, 18, 16, 14 e 12 anos, masculino e feminino.
A itatibense Maria Gilli e sua parceira a paulistana Giovanna Batista foram ouro na categoria sub14 sob as orientações do Capitão Juvenil Marcus Ferreira.
Maria Gilli ainda garantiu a medalha de prata na categoria mista Sub14 com o seu parceiro Pedro Valente também de São Paulo.
Foram 16 nações participantes desse ano, (Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Candá, Chile, Colômbia, Curaçao, Equador, EUA, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela). O Pan Americano 2023 aconteceu no Chile, na cidade de Iquique a 1.843km de Santiago o que significou uma longa jornada.
“A primeira impressão ao chegar em Iquique é a enorme duna no meio da cidade”, disse a atleta de Itatiba ao Jornal de Itatiba.
A CAMINHADA
Maria teve confrontos com Porto Rico, Colômbia e a final foi contra a outra dupla brasileira onde venceram e garantiram o topo do pódio e a medalha de ouro de um torneio Pan Americano. Já os confrontos da mista foram com Chile, Porto Rico e a final foi também contra a outra dupla brasileira onde ficaram com a prata.
"Estou muito feliz com o resultado, no início do ano o sonho era a convocação e foi uma emoção muito grande representar o meu país. Após a convocação a meta era trazer o ouro para casa. Consegui o ouro e ainda tive a oportunidade de ser escalada para jogar a mista e trazer também mais uma medalha. Agora focar nessas duas próximas semanas em treino porque dia 13 embarco para Fortaleza para a Copa das Federações para representar o Estado de São Paulo, o jogo ainda não acabou esse ano", disse a itatibense.
Nas categorias juvenis, os brasileiros mantiveram a mesma hegemonia dos profissionais e tiveram dobradinha em nove das 12 finais possíveis da competição. Para o capitão Marcus Ferreira, a presença brasileira foi um sucesso. “Estou muito feliz com o sucesso que tivemos aqui em Iquique. Mostramos a força que o país tem na modalidade”, disse o treinador.
Para a realização desse sonho Maria fez questão de agradecer todo o apoio recebido dos seus patrocinadores, apoiadores e todas as pessoas que dê alguma forma contribuíram: Prefeitura de Itatiba; prefeito Thomas Capeletto de Oliveira e família; Vereador Washington Bortolossi; Quicksand America; Colunas Brasil; Hiit Fitwear; Itatiba Esporte Clube; Arena Beach Tennis Vinhedo; Sand Beach Sports; Ana Boonen e Luiz Scavone; Bárbara Gilli Nutrição e Astrologia; BT New Generation e Beach Sports Assessoria.
COPA DAS FEDERAÇÕES
Maria Gilli ano passado foi convocada para a Copa das Federações para representar São Paulo na categoria B e esse ano recebeu a convocação para a categoria sub14 a mesma que representou o Brasil. A Copa das Federações irá ocorrer em Fortaleza entre os dias 15 à 18/11.
O Beach Tennis surgiu na Itália e hoje está em mais de 50 países, com cerca de 3,5 milhões de praticantes ao redor do mundo. No Brasil, chegou em 2008 e conta atualmente com 1,1 milhão de jogadores - entre profissionais e amadores. Em dezembro, com início no dia 5, Maresias no litoral norte de São Paulo, receberá a Copa do Mundo de Beach Tennis, que terá sede no País pelo terceiro ano seguido.