Mais de sete mil doses de vacina contra a gripe são aplicadas em Itatiba
Atualmente, estão sendo imunizados idosos e professores, que podem tomar a vacina nas sete Unidades Básicas de Saúde e nos 15 postos de Estratégia Saúde da Família de toda Rede Pública Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Foto: Reprodução
Itatiba atingiu nesta semana a marca de 7.151 doses de vacina contra a gripe aplicadas, o que corresponde a 16,6% do público alvo, que conta com um total de 42.914 pessoas. A Campanha de Vacinação Contra a Influenza 2021 teve início no dia 12 de abril. Na primeira etapa, foram imunizadas 3.513 crianças de seis meses a seis anos, 517 gestantes, 137 puérperas e 1.487 trabalhadores da Saúde.
Desde o último dia 11, estão sendo imunizados idosos e professores, que podem tomar a vacina nas sete Unidades Básicas de Saúde e nos 15 postos de Estratégia Saúde da Família de toda Rede Pública Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Já o Centro de Convivência do Idoso “Profa. Ângela Lydia Parodi Scavone”, no Jardim Vitória, está aplicando a vacina em idosos de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Já foram imunizados 1.443 idosos e 105 professores.
Morungaba
Desde o início da campanha, a Estância Climática de Morungaba aplicou 1.034 doses, imunizando 22,3% do público alvo, que compreende 4.629 pessoas, segundo o Sistema de Informação do Programa de imunização, do Ministério da Saúde.
A vacina contra a gripe em Morungaba é aplicada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 15h30, nos seguintes postos de saúde:
- Centro de Saúde Dr. Romeu Bueno De Aguiar
Praça João Pessoa, nº 134 – Centro;
- UBS Antonio Domingos Consolin
Rua Francisco Rossetti, 08 – Parque das Estâncias;
- UBS Amélia Stranieri Frare
Rua Luiza Gorete Frare do Nascimento, 201 – Jardim Amélia.
Terceira etapa
A terceira e última etapa da campanha começará no dia 9 de junho, e irá atender pessoas com comordidades e deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla), caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo, profissionais de forças armadas, segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e encarcerados (adultos e menores).
Vacina contra gripe X Vacina contra covid-19
Em entrevista ao JI, o secretário de Saúde, Renan Irabi, explicou a diferença entre a vacina contra a gripe e a vacina contra a covid-19. “A vacina da gripe e a vacina da covid-19 são dois imunizantes diferentes e de extrema importância. A vacina da gripe confere proteção contra infecções respiratórias, causadas pelo vírus influenza, que acomete o aparelho respiratório, podendo evoluir para doenças mais perigosas, como a pneumonia. As vacinas contra covid-19 são responsáveis por conferir proteção contra as infecções causadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), doença que atinge diretamente o trato respiratório e pode evoluir para uma pneumonia grave, levando muitos pacientes a óbito. O esquema de doses da vacina da gripe é de apenas uma dose todos os anos. Para a proteção necessária, a maioria das vacinas covid-19 necessita de duas doses. As reações adversas da vacina da gripe incluem dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção, febre, mal-estar e dor muscular. As pessoas que já foram imunizadas com a vacina covid-19 também relataram dor local, inchaço e vermelhidão. A eficácia da vacina da gripe é de 50% a 70%, e é a melhor forma de prevenir a doença. As vacinas covid-19, disponíveis no momento, possuem eficácia de 50% a 95% para sintomas leves e moderados e apresenta cerca de 100% de eficácia contra as formas graves da doença. Reitero que a vacina contra covid-19 é responsável apenas por prevenir as infecções causadas pelo coronavírus e não possui relação com o vírus causador da gripe. As recomendações do Ministério da Saúde são para que as pessoas se imunizem contra a gripe comum que, mesmo não tendo relação alguma com a proteção do coronavírus, é uma excelente forma de proteger idosos, profissionais da Saúde e pessoas com doenças crônica, evitando infecções respiratórias causadas pelos vírus Influenza”.