Mais de 68 mil itatibenses são habilitados
Segundo levantamento do Detran - SP, a cidade de Itatiba conta com 55% de sua população habilitada
Foto: Lucas Selvati/JI
A maioria dos grandes e médios municípios do Estado de São Paulo possui mais cidadãos habilitados do que a capital paulista. É o que mostra o levantamento feito pelo Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
Segundo o levantamento, a cidade de São Paulo possui uma população de 12,4 milhões e 6,2 milhões (50%) de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) registradas no Detran- SP. Já cidades do interior do estado apresentam os percentuais de habitantes com CNH superiores a 50%.
A cidade de Itatiba, por exemplo, tem 55% de sua população habilitada (315.820 condutores de um total de 124.254 habitantes). Morungaba tem 13.936 moradores, 7.255 condutores (52%).
Segundo o arquiteto e professor de Planejamento Urbano da PUC-Campinas, Thiago Amim, a dispersão urbana de cidades com quantidade menor de pessoas e mais espalhadas do que a capital acarreta em uma procura maior pelas habilitações e, consequentemente, a utilização de veículos particulares.
O arquiteto também afirma que o desenvolvimento urbano da cidade de São Paulo e da densidade populacional viabiliza a utilização de mais transportes públicos como linhas de trem, metrô e ônibus. “No interior temos a verticalização nos municípios e dispersão dos habitantes em áreas maiores e mais distantes, o que dificulta a caminhada a pé ou a utilização de um transporte público, que leva mais tempo do que uma viagem de carro ou moto.
RMC
As cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) também apresentam índices acima de 50% em relação ao número de pessoas habilitadas. Campinas, com 1,2 milhão de habitantes, tem 776.691 condutores (63%). O município de Valinhos possui 59% da população com CNH registradas no Detran – Sp. Americana é a cidade da RMC com maior percentual de pessoas com carteira de motorista ,68%, representando 167.188 pessoas.
Apenas Cosmopólis, Hortolândia, Monte Mor, Sumaré e Santo Antônio de Posse apresentam percentuais abaixo de 50 %.