Mais de 40 mil eleitores de Itatiba e Morungaba estão com a situação irregular
O prazo para regularizar a biometria se encerra no dia 19 de dezembro
Da Redação
O Chefe do Cartório da 58ª Zona Eleitoral, Antônio Carlos de Lima, informou à reportagem do JI que não está havendo procura por parte dos eleitores de Itatiba e Morungaba quanto ao recadastramento biométrico. Ao todo, 41.612 pessoas precisam regularizar a situação eleitoral até 19 de dezembro deste ano.
Até o último dia 6, segundo o chefe do cartório, 54% do eleitorado de Itatiba estava com a situação regular e 57% de Morungaba. Ainda, de acordo com Antônio Carlos, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) não trabalha com a possibilidade de prorrogar o prazo, “por isso, quem não quiser correr o risco de ficar nas filas ou ter sua inscrição cancelada deve agendar o quanto antes e comparecer no dia marcado”, ressaltou o chefe do cartório.
Os eleitores com mais de 70 anos também devem fazer a biometria obrigatória para votar nas eleições municipais de 2020. Como o voto para estes é facultativo, a inaptidão para o exercício do voto é a restrição decorrente do cancelamento do título, caso opte por não realizar o recadastramento.
Agendamento
O eleitor deve agendar o recadastramento biométrico através do site www.tre-sp.jus.br, devendo comparecer no dia e hora escolhidos portando algum documento com foto, Certidão de Casamento ou Nascimento e comprovante de endereço recente.
Antônio Carlos informou que o cartório oferece diariamente 168 vagas e, apesar dos eleitores preenchê-las com três dias de antecedência, em média, 30 ou 40 pessoas não comparecem no dia marcado. “Isso acarretou, no mês de agosto, uma ausência de mais de mil eleitores que agendaram e não compareceram, tirando a oportunidade de outros realizarem seu recadastramento”, comentou o chefe da 58ª Eleitoral.
No próximo dia 21, sábado, o Cartório Eleitoral de Itatiba irá atender em plantão, das 8h às 13h. O agendamento para o dia em questão começará a ser feito a partir de amanhã, dia 13, e serão oferecidas 120 vagas. “O eleitor precisa ser bem atento, pois as vagas se encerram quase sempre no mesmo dia ou durante o final de semana”, informou Antônio Carlos.
Mais informações
Ainda, segundo o chefe do cartório eleitoral, o eleitor que não possua condições de comparecer ao local para realizar o procedimento (enfermo, deficiente, especial, idoso, etc) podem pedir aos parentes ou responsáveis mais próximos que procurem os servidores do Cartório para serem orientados de como agir. O cancelamento da inscrição eleitoral em vida causa inúmeros infortúnios aos cidadãos que utilizam CPF, passaporte, entre outros documentos.