Mais de 300 mil taxistas estão cadastrados para receber auxílio
As parcelas referentes aos meses de julho e agosto serão pagas na próxima terça-feira, dia 16
Foto: Wilsom Dias/Agência Brasil
Da Redação
Instituído pela Emenda Constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022, o Benefício Emergencial aos Taxistas (Bem-Taxista) tem validade até dezembro deste ano e o número de parcelas poderá ser ajustado, considerando o número de trabalhadores beneficiários cadastrados e o limite global de recursos. O valor máximo é de R$1 mil por parcela.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, 3.119 municípios já passaram informações sobre motoristas de taxi em situação regular; e 301.505 motoristas foram cadastrados. Os profissionais elegíveis nesta primeira etapa receberão as duas parcelas referentes aos meses de julho e agosto, na próxima terça-feira, dia 16.
Itatiba
De acordo com a Prefeitura de Itatiba, atualmente, 37 motoristas de taxi estão cadastrados no município.
Ainda, segundo a prefeitura, a lista de motoristas regulares foi enviada no mês de julho, antes da prorrogação do prazo, que terminou no último dia 2.
Sobre o auxílio
O Bem-Taxista, assim como o auxílio caminhoneiro, será pago aos profissionais para compensar os efeitos do aumento no preço dos combustíveis.
De acordo com o Ministério do Trabalho, terão direito ao benefício somente os motoristas de taxi com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida e alvará para prestação de serviço cadastrado nas prefeituras em vigor no dia 31 de maio de 2022.
Pagamento
As parcelas referentes aos meses de julho e agosto serão pagas no próximo dia 16. Uma segunda data de pagamento das duas primeiras parcelas foi determinada para o dia 30 de agosto – nesse dia, vão receber os taxistas das cidades cujas prefeituras perderem o primeiro prazo para enviar os dados dos trabalhadores ao governo.
A previsão é que o pagamento das parcelas do auxílio aos taxistas de todo o País seja realizado até dezembro.