Mais de 25 haitianos vivem em Itatiba
Os imigrantes estão contando com a ajuda do Consultor Linguístico Klaus Winckler, que está ensinando português a eles voluntariamente
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Da Redação
Cerca de 26 haitianos vieram para Itatiba com um sonho em comum: de encontrar no Brasil oportunidades melhores que não são possíveis no Haiti; mas, ao chegarem, se deparam com algumas dificuldades, como a língua portuguesa, já que a oficial do Haiti é o francês, a busca por emprego e outras necessidades individuais, como eletrodomésticos ou mantimentos.
Jéssica Chacon Moreira trabalha no RH de uma empresa e conta que teve a iniciativa de ajudar quando recebeu um currículo de um haitiano, “resolvi chamar para entrevista e, mesmo ele tendo muita dificuldade com o português, a empresa deu essa oportunidade a ele, e hoje são quatro haitianos trabalhando com a gente”.
Bazar
Através de doações de diversas pessoas, será realizado um bazar solidário em prol dos haitianos, neste sábado, dia 8, das 9h às 17h, no Salão da Capela Nossa Senhora do Carmo no Bairro da Ponte. “Convidamos todos a aproveitar para fazer compras, porque tem bastante coisa legal e o dinheiro arrecadado irá ajudar os haitianos nas necessidades individuais”, comenta Jéssica.
Outras ajudas
Além da ajuda que será possível através do bazar, os haitianos foram ajudados com a confecção de seus currículos e distribuição nas empresas de Itatiba, pois o emprego é a principal necessidade deles.
Os imigrantes que vivem em Itatiba também estão contando com a ajuda do Consultor Linguístico Klaus Winckler, que está ensinando português a eles voluntariamente.