Mais de 160 exames Papanicolau são realizados no Sábado da Prevenção
Foto: Divulgação PMI
A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde – Programa Inova Saúde, fechou o Sábado da Prevenção alusivo ao Dia da Mulher, celebrado na véspera, com boa procura por cuidados da saúde feminina.
No último dia 9, ficaram abertas entre 8h e 13h as 17 unidades UBS’s e ESF’s participantes, que registraram 162 coletas de Papanicolau – o exame estava em livre demanda, o que significa que não era necessário pedido médico para a realização. Outro exame feminino buscado foi a mamografia, que teve 34 pedidos registrados.
Embora alusivo ao tema Mulher, o Sábado da Prevenção atendeu a família toda, com a realização de 198 testes rápidos para sífilis, HIV e glicemia; 153 consultas médicas, odontológicas e em serviço de psicologia e ainda 65 participantes de rodas de conversas em seis grupos educativos.
As famílias ainda aproveitaram, para atualizar dados de acompanhamento de saúde do Bolsa Família, fazer controle de sinais vitais e atualizar a carteirinha de vacinação. Agentes de saúde também visitaram casas na vizinha das unidades no último sábado, dando sequência às orientações de prevenção à dengue diretamente aos moradores.
O objetivo do Sábado da Prevenção – que tem edições periódicas - é oferecer atendimento a quem não tem disponibilidade de ir aos postos durante a semana. A ação é realizada desde 2022 pelo programa municipal Inova Saúde em conjunto com a Fundação do ABC.
Vacina contra gripe 2024
Falando em vacinas, Itatiba começa a aplicar a vacina contra gripe (vírus Influenza) já a partir do próximo dia 25/03, seguindo até 31/05. O município segue as diretrizes do Ministério da Saúde e vai ofertar a vacina inicialmente a grupos prioritários.
Assim nos anos anteriores, são eles: maiores de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas, professores, comunidade quilombola, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte público coletivo, população privada de liberdade e portadores de comorbidades. Nacionalmente, o início da vacinação, que geralmente é em abril, foi antecipado.