Mais de 1000 servidores da Educação são formados em treinamento de primeiros socorros em crianças
Iniciativa da Escola de Governo envolve 1181 profissionais das escolas municipais; Formatura será nesta quinta, 08/12
Foto: Divulgação PMI
Será nesta quinta-feira (08/12) a entrega de certificados a 1181 servidores da Secretaria da Educação de Itatiba que concluíram o Treinamento de Primeiros Socorros aos Professores e Funcionários da Rede Municipal de Ensino. Será às 14h, no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, sede da Prefeitura, através da Escola de Governo e Gestão Pública de Itatiba, fundada em 2021 e ligada à Secretaria de Governo.
A iniciativa começou em maio e foi finalizada na terça-feira (06/12), englobando o preparo de professores e funcionários de escolas municipais de ensino Infantil e Básico no atendimento de primeiros socorros aos alunos, capacitando-os para situações de emergência, como engasgos e afogamentos, e como agir até a chegada da equipe médica especializada.
Este treinamento foi realizado pela Escola de Governo da Prefeitura de Itatiba em parceria com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que tem base em Itatiba, e apoio das secretarias de Administração (através dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - Sesmt), Educação, Governo e Segurança (por meio do Resgate Municipal).
Teoria e prática
Os treinamentos teóricos foram concluídos após dois meses de estudos dos profissionais da Educação (gestores, professores e profissionais da área administrativa). Já o treinamento prático capacitou ao menos um terço dos profissionais de cada período das instituições. As equipes escolares realizaram treinamento prático do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Primeiros Socorros.
Segundo a coordenadora da Escola de Governo, secretária adjunta de Administração, Suelen Carvalho Rela, a ideia surgiu de uma necessidade apresentada pela Secretaria de Educação. “Diante disso, elaboramos um cronograma visando a capacitação em primeiros socorros destes mais de mil servidores”, comentou.
As aulas práticas foram realizadas em período noturno, no horário de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) das unidades escolares. O objetivo foi garantir que os profissionais participantes selecionados por unidade saibam agir nos primeiros socorros até que a assistência médica especializada chegue ao local.