Mais 100 famílias do Clube de Campo Fazenda são beneficiadas com regularização fundiária
Foto: Renato Jr/PMI
A regularização fundiária está avançando em Itatiba e teve no último dia 24 de fevereiro mais um entrega de títulos de propriedade, a terceira realizada no Clube de Campo Fazenda (CCF), com a presença do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, secretários e demais autoridades municipais.
Mais 100 famílias do local receberam suas matrículas de imóveis, entregues pela Prefeitura de Itatiba. A entrega de títulos de propriedade, a cargo da Secretaria de Negócios Jurídicos, é a última etapa no processo de regularização. Só no CCF, já são 361 famílias com imóveis regularizados.
Muitas são famílias moradoras antigas do local, inaugurado em 1962. É o caso da Maria Aparecida Freire, que recebeu simbolicamente o primeiro dos títulos entregues no evento. “Cheguei para morar no Clube em 1977, estou muitíssimo feliz, não só por mim, mas por todos! É um sonho realizado! Sou uma das primeiras a vir morar mesmo. E hoje a conquista é minha e de todos os outros”, diz, lembrando do finado marido, Lima, que batalhou por décadas para esse momento de legalização.
Quem também participou desta terceira entrega de títulos de propriedade no local foram as irmãs Ivanise e Sandra Correia Palhinha, que vieram de Santos para realizar um antigo sonho da mãe, Dona Conceição, já falecida. “Há 40 anos a gente espera por esse título! Minha mãe amava muito esse lugar. E hoje, é a realização de um sonho nosso, não só material, mas mais como algo do coração que nossa mãe deixou para nós: um lugar para reunir a família”, declararam emocionadas.
A regularização histórica no Clube de Campo Fazenda, que teve pedido formalizado por iniciativa da Prefeitura em dezembro de 2021, está sendo realizada em etapas, que vão totalizar, ao final, aproximadamente 900 matrículas de títulos de propriedade. Com as matrículas oficializadas no Cartório de Registro de Imóveis, as famílias – que até então tinham patrimônio sem registro – se tornam, de fato e direito – proprietárias.
Investimento na regularização fundiária
Além de iniciativas locais, como essa junto ao CCF, Itatiba também tem convênio com o Governo do Estado de São Paulo, via programa Cidade Legal, que já permitiu nos últimos dois anos a regularização de imóveis nos bairros: Loteamento Prezotto (46 títulos entregues a famílias em outubro/2022) e Vila Jarussi (36 entregues em fevereiro/2023). Estão em processo de regularização também terrenos do Loteamento Chavini e Castro - estes devem ser os próximos, pois estão na fase de emissão de matrículas - e Recreio Costa Verde. O auxílio da Prefeitura de Itatiba na regularização de lotes também chegou ao Jardim Nova Esperança em janeiro último.