Maioria das empresas da região não aplica ações de reciclagem, aponta pesquisa
O índice mostra que 55% das empresas associadas realiza alguma ação para reduzir a emissão de carbono
Foto: Pixabay/Geralt
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) de Campinas, mostrou que 54% das empresas associadas não aplicam a logística reversa. Outros 26% justificam como dificuldade para aplicação da logística as leis, como é o caso da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A Logística Reversa se baseia em um conjunto de ações que promovem a destinação de resíduos sólidos para reaproveitamento em novos ciclos produtivos, de forma que eles possam ser descartados ou reutilizados de forma segura.
Outra ação que a pesquisa aborda é a Pegada de Carbono, uma metodologia que mede o volume total dos Gases de Efeito Estufa que são gerados por atividades organizacionais. O índice mostra que 55% das empresas associadas realiza alguma ação para reduzir a emissão de carbono. Por outro lado, 12% delas não praticam nenhuma ação.
Stefan Rohr, segundo vice-diretor do CIESP Campinas, explica que as empresas ainda têm dificuldades para se adequarem as ações dos gases e que são medidas delicadas para os diferentes setores.
Ele cita que algumas embalagens deveriam ser de responsabilidade da empresa que vendeu o produto, ou seja, quando o consumidor compra, o fornecedor deveria desenvolver alternativas para receber as embalagens de volta.
O CIESP informou que os índices de logística reversa presentes na pesquisa estão aumentando e cada setor do comércio, deve adequar as ações de conscientização para os seus produtos.
* com informações da Rádio CBN Campinas