Maior fabricante de metanfetamina do estado é preso
Suspeito é apontado como pioneiro na fabricação da droga no Brasil, antes apenas importada
Foto: SSP-SP
O Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) prendeu, nesta sexta-feira (17), um homem apontado como maior fabricante de metanfetamina do estado e um dos pioneiros da produção no Brasil. A operação “Heisenberg” resultou na prisão de um outro suspeito e na apreensão de porções da droga.
Agentes da 4ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) cumpriram dois mandados de prisão temporária contra os suspeitos, um mexicano e o outro brasileiro. Eles foram detidos na região central da capital.
Além do cumprimento do mandado, a dupla foi presa em flagrante por tráfico de drogas. Com eles foram encontradas 40 gramas de metanfetamina, além de dois simulacros de arma de fogo.
Esta é a 3ª fase da Operação ‘Heisenberg’ que realiza ações contra uma máfia envolvida na produção de metanfetamina, droga sintética popularmente conhecida como “cristal”. O nome da operação faz alusão a um personagem de uma série de TV que criou um império de metanfetamina.
O caso está sendo registrado na 4ª Dise.
Outras ações
Os desdobramentos da operação Heisenberg tiveram início com a prisão de seis suspeitos acusados de operar um laboratório clandestino usado para produzir metanfetamina. Na ocasião, 2,1 quilos da droga foram encontrados.
Já na segunda fase da operação, a Polícia Civil cumpriu 60 mandados de prisão e 101 ordens judiciais de busca e apreensão. Os suspeitos foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, organização criminosa e delitos conexos.
Esta foi uma das maiores operações do país contra uma máfia envolvida na produção de metanfetamina.