Maio Furta-cor em Itatiba: Campanha Nacional pela Saúde Mental Materna está de volta
Foto: Divulgação
Pelo terceiro ano consecutivo, a cidade de Itatiba sedia ações do Maio Furta-cor, uma campanha nacional sem fins lucrativos e supra-partidária dedicada à sensibilização sobre a saúde mental materna, com o intuito de ampliar o diálogo sobre um tema crucial para o bem-estar de mães e sociedade como um todo.
O Maio Furta-cor, também conhecido como Onda Furta-cor, visa abordar não apenas as questões tradicionais relacionadas à maternidade, mas também a sobrecarga e a exaustão materna, aspectos muitas vezes negligenciados em discussões sobre saúde mental.
Pesquisas revelam um cenário alarmante no país, com o aumento dos adoecimentos maternos, como depressão e ansiedade. Esse quadro está diretamente ligado à exposição das mulheres a situações violentas, como as das estatísticas que revelam que 1 a cada 4 mulheres é vítima de violência obstétrica no parto e pós-parto, e 1 a cada 4 mulheres sofre com depressão pós-parto.
A exposição à violência não apenas impacta a relação mãe-bebê, mas também pode minar significativamente a autoestima das mulheres, contribuindo para o aumento do adoecimento psíquico e, em casos extremos, até mesmo para o aumento do número de suicídios maternos nos dois primeiros anos de vida do bebê.
Além disso, o ambiente laboral também desempenha um papel crucial. Estudos demonstram que 1 a cada 2 mulheres perdem seus empregos após se tornarem mães, em um momento em que precisam ainda mais de apoio financeiro e emocional para garantir o sustento e a vida saudável de seus filhos.
Diante desse contexto, as ações do Maio Furta-cor em Itatiba buscam não apenas conscientizar a população sobre essas questões, mas também promover mudanças tangíveis. Rodas de conversa, distribuição de panfletos com informações sobre a rede de atendimento no município, palestras, lives, caminhada pela conscientização estão entre as atividades planejadas para todo o mês de maio (veja programação abaixo).
“Este ano, vamos focar em atividades para gestantes, mães de crianças com espectro autista e mães em geral. Estaremos em diversos locais, como as UBS, CAC, Parque da Juventude, com orientações que impactam diretamente a saúde mental, explicando os sintomas de adoecimentos psíquicos, o que elas precisam fazer e onde encontram ajuda quando precisam desse acolhimento, além de orientações sobre amamentação e cuidados com o bebê”, explica Karin Godoy, psicóloga perinatal e representante do Movimento Maio Furta-cor em Itatiba.
Marcada para 18 de maio (sábado), às 11h, a Marcha Furta-cor é o grande destaque da programação, com uma caminhada aberta a toda a população no CAISM (Rua Ângelo Faccione, 84 - Centro), para dar visibilidade à causa. No dia, haverá ainda roda de gestantes e roda de mães de crianças, a partir das 8h30. Outra ação que se destaca é o Dia do Brincar, que promete reunir muitas famílias em 26 de maio (domingo), no Parque da Juventude. Na ocasião, a partir das 8h30, haverá Roda de Mães de Autistas, Roda de Shantala e Ciranda Mãe-Bebê.
Programação Maio Furta-cor Itatiba 2024
(08/05 a 18/05)
8/5 (quarta-feira), 18h: Políticas Públicas sobre Saúde Mental Materna e
divulgação da campanha Maio Furta-cor
- Local: Câmara Municipal de Itatiba
13/5 (segunda-feira), 8h às 11h: Orientação sobre Amamentação, Roda de
Shantala e Saúde Mental Materna
- Local: CAC - Centro de Atenção à Criança
- Para quem: Mulheres puérperas e mães que buscarem o CAC neste dia. Não é necessário fazer inscrição.
15/5 (quarta-feira), 9h: Roda de Gestantes
- Local: UBS Colina
- Para quem: Todas as gestantes que fazem acompanhamento na rede. Não é necessário fazer inscrição.
16/5 (quinta-feira), 9h: Roda de Gestantes
Local: UBS São Francisco
Para quem: Todas as gestantes que fazem acompanhamento na rede. Não é necessário fazer inscrição.
18/5 (sábado), 8h às 12h:
Roda de gestantes
Roda de mães
11h: MARCHA MAIO FURTA COR, Caminhada pela Saúde Mental Materna
Local: CAISM – Rua Ângelo Faccione, 84 - Centro, Itatiba – SP
Para quem: Atividade aberta ao público. Não é necessária inscrição.