Maio Amarelo: blitz educativa será realizada na Praça da Bandeira
Foto: Renato Jr/PMI
Nesta sexta-feira, às 10h, a Prefeitura de Itatiba realizará uma Blitz Educativa na Praça da Bandeira, como atividade integrante da programação do Movimento Maio Amarelo, mês de ações de conscientização para um trânsito mais seguro. O público-alvo da blitz são motoristas e pedestres.
O tema de 2024 é Paz no trânsito começa por você, e no município a campanha tem a coordenação da Secretaria de Educação e da Escola de Governo e Gestão Pública/Secretaria de Administração, e apoio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, responsável pelo Departamento de Trânsito.
A última ação da programação será na véspera de feriado, na quarta (29), quando servidores públicos municipais são incentivados a participar do Dia do Amarelo, vestindo uma peça de roupa desta cor. Ao longo do mês, alguns prédios públicos estão com a iluminação amarela nas fachadas, tudo alusivo ao Maio Amarelo..
Atividades realizadas
Neste ano, Itatiba promulgou a Lei municipal nº 5.635, de 08 de março, que “institui o mês de Maio Amarelo para conscientização e educação em defesa da vida e segurança no trânsito”. Assim, todo o mês de maio foi marcado por atividades de conscientização da paz no trânsito, desde a abertura no dia 03, quando foi lançado o Guia de Ações do Maio Amarelo, para professores da Rede Municipal de Ensino.
O material desenvolvido pela equipe municipal contém orientações, curiosidades sobre o movimento e sugestões de atividades para trabalhar com as crianças. O foco é na pré-escola, mas o conteúdo pode ser adaptado para demais séries.
Na ocasião, teve apresentação do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil (Cemei) Pintassilgo, do bairro San Francisco, no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, antecedendo a palestra sobre Paz no trânsito começa por você, ministrada por Camila Souza, da Concessionária Rota das Bandeiras.
Por meio do programa Rota da Educação, o mesmo conteúdo foi apresentado ao longo do mês para diferentes públicos nas escolas de Educação Infantil, Básica e de Jovens e Adultos (EJA). Foram realizadas também palestras nos Centros de Referência de Ação Social (CRAS) com o GM Joel Garcia da Costa, que soma experiência no Trânsito e atua no setor de Informações e Estatísticas da Guarda Municipal; e atividades lúdicas realizadas com Edvaldo Pessoa, servidor que participou da elaboração da lei que institui o Programa Municipal de Educação para o Trânsito em 2023, destinada aos alunos do Ensino Fundamental.