Maestro João Carlos Martins faz concerto gratuito em São Paulo
De forma híbrida, o concerto pode ser assistido ao vivo no Teatro Gazeta ou nos canais do maestro no YouTube e Facebook
Foto: Divulgação
O maestro e pianista João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP voltam ao palco do Teatro Gazeta, em São Paulo, no dia 7 de maio, para um concerto híbrido: presencial, com entrada gratuita, e online, pelos canais de Martins no YouTube e no Facebook.
O concerto, viabilizado através dos mecanismos do Programa Nacional de Apoio à Cultura - Pronac, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, começa com uma das peças mais conhecidas de Johann Sebastian Bach, Jesus, alegria dos homens, coral final da cantata Herz und Mund und Tat und Leben (Coração e Boca e Ações e Vida, em tradução livre), composta no ano de 1716, em Leipzig, Alemanha.
A canção Smiles, tema do filme Tempos Modernos composto por Charles Chaplin em 1936, e o primeiro movimento da Sinfonia nº 40, Molto Allegro, de Wolfgang Amadeus Mozart, dão sequência ao concerto.
César Guerra-Peixe, compositor apontado como um dos maiores brasileiros do século 20, conhecido por sua obra erudita com forte apelo popular e com origem semelhante à de Martins – ambos são filhos caçulas de portugueses, foram incentivados na carreira por seus pais e iniciaram na música aos sete anos – será lembrado em Mourão, seu trabalho mais famoso, com origem clássica, mas com grande influência popular, inspirado no som das rabecas do folclore nordestino.
O maestro convida então o tenor Jean William para os solos em Parla piu piano, tema de O Poderoso Chefão, composto pelo mago das trilhas, Nino Rota; Con Te Partiro, de Francesco Sartori com letra de Frank Peterson, canção popularizada no Brasil na novela Torre de Babel (1998/1999); e a ária mais conhecida do compositor Giácomo Puccini, Nessun Dorma, do último ato da ópera Turandot.
O concerto termina com o pianista João Carlos Martins em uma das mais conhecidas composições de Astor Piazzolla, Libertango, um “tango nuevo”, estilo criado pelo próprio Piazzolla, e Playing Love, composta por Ennio Morricone para a trilha do longa de Giuseppe Tornatore, A Lenda do Mar.
Os ingressos gratuitos para o concerto presencial no Teatro Gazeta devem ser retirados com antecedência no site do teatro, que segue todos os protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde: capacidade reduzida, distanciamento entre os assentos e uso de máscara durante a permanência no teatro. A live, transmitida nos canais do maestro, contará com intérprete de libras e serviço de áudio descrição.
Ministério do Turismo e Fundação Bachiana apresentam:
ORQUESTRA BACHIANA FILARMÔNICA SESI-SP
Regência: Maestro João Carlos Martins
Solista: Jean William
7 de maio (sexta-feira), às 18h
Programa:
J.S. Bach
Jesus Alegria dos Homens
Charles Chaplin
Smiles
W.A. Mozart
Sinfonia nº 40 - Molto Allegro
Guerra-Peixe
Mourão
Nino Rota
Parla piu piano
Solista Jean William
F.Sartori / F. Peterson
Con te partiro
Solista Jean William
G. Puccini
Nessum Dorma
Solista: Jean William
A. Piazzolla
Libertango
João Carlos Martins ao piano
E. Morricone
Playing Love
João Carlos Martins ao piano
Live:
Facebook: https://www.facebook.com/maestrojoaocarlosmartins
YouTube: https://www.youtube.com/JoaoCarlosMartinsOficial
Teatro Gazeta
Av. Paulista, 900 - São Paulo – SP
Duração: aprox. 80 minutos
Classificação etária: Livre – Menores de 15 anos de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
O concerto contará com interprete de libras e serviço de áudio descrição, disponível ao público.
INGRESSOS GRATUITOS
Bilheteria do Teatro: de terça-feira à domingo, das 14h até o início do último espetáculo
Pela internet: https://teatrogazeta.showare.com.br/
Ingressos para pessoas com deficiência (PCD) disponíveis na bilheteria do teatro. As apresentações contarão com intérprete de libras e audiodescrição.
Estacionamentos conveniados (válido somente nos horários das apresentações e com selo do Teatro):
Estacionamento MultiPark - Rua São Carlos do Pinhal, 303 - Subsolo.
Hotel Transamérica Paulista - Rua São Carlos do Pinhal, 200 - Bela Vista (250m do Teatro) - (11) 3016-7500.
O Teatro Gazeta segue todos os protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde: capacidade reduzida, distanciamento entre os assentos e uso de máscara durante a permanência no teatro.