Mãe de três triatletas mirins é inspiração em Campinas
Presença ativa rotina de treinos ajuda garotada a se desenvolver na Escolinha de Triathlon Formando Campeões
Foto: Divulgação
O vínculo único entre mães e filhos também é fundamental para o desenvolvimento a garotada nos esportes. E a Escolinha de Triathlon Formando Campeões conta com mães que vestem a camisa do projeto. Com seus três filhos particando o esporte, em Campinas, Elisaine Correa Pereira é um bom exemplo dessa dedicação.
Elisaine, de 37 anos, dedica todo o seu tempo aos três filhos: Leonardo, 13 anos, Ana Clara, 10, e Luana, 9. É ela quem coordena toda a rotina de estudos pela manhã, treinos de triathlon à tarde, jogos de futebol à noite e as tarefas de casa. E faz questão de estar presente em todas as atividades, para incentivá-los.
"Nós temos uma agenda diária, com distribuição de tarefas de casa para cada um, fora as aulas da escola, o tempo para as lições e os esportes. É bem corrido", explica Elisaine. "Eles gostam muito de esportes, e tento participar de todos. Quero que eles tenham uma educação de qualidade."
Educação por meio do triathlon
Com tantas atividades na rotina da família, o triathlon acabou sendo uma opção para dar mais disciplina e momentos de união entre Leonardo, Ana Clara e Luana. Os exercícios intensos de "nada, pedala e corre" ajudaram tanto no comportamento e na evolução escolar, como na evolução no esporte
"Eles são literalmente nossos melhores alunos. O Léo é o mais completo. Nada Muito, pedala bem e tem fôlego para correr. A Ana Clara é uma das cinco melhores meninas, também, principalmente na bike. São crianças diferenciadas, que brincam na rua, se divertem longe do computador", analisa o professor Luiz Henrique Vidal. "Pelo tanto de esporte que eles fazem, com certeza é influência da mãe, da dedicação dela. É bem gratificante ver uma mãe se doando assim pelos filhos. Afinal, o esporte salva e forma cidadãos."
Inspirada na própria mãe, Elisaine quer transmitir aos filhos a importância de ser solidário, ajudar os outros e se dedicar para conquistar seus objetivos, sem prejudicar ninguém. Valores que também estão presentes no triathlon.
"Não tenho tempo só para mim, mas está valendo muito a pena. Sonho em um dia ter minha casa própria e fazer uma faculdade. Mas também quero que meus filhos se empenhem e consigam conquistar todos os seus sonhos. E sempre unidos", destaca.
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Campinas, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são ABL Antibióticos do Brasil, SulAmérica, Astra e Japi.