MACC passa por reforma e modernização da estrutura elétrica
Será a maior obra de intervenção estrutural no prédio do museu; reabertura do espaço está prevista para o segundo semestre
Foto: Divulgação
O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) passará por reforma de parte da estrutura elétrica. A homologação e adjudicação da empresa executora dos serviços foram publicadas nesta sexta-feira, 19 de maio, no Diário Oficial (https://portal-api.campinas.sp.gov.br//sites/default/files/publicacoes-dom/dom/519474797705479775194719.pdf).
As obras serão feitas pela empresa KMA Serviços Especializados Ltda, vencedora da concorrência. O valor do contrato é de R$ 328.871,91, um deságio de 19,2% sobre o valor do teto estabelecido no edital, que era de R$ 407.360,67. A próxima etapa é o encaminhamento à Secretaria de Cultura e Turismo para autorização da despesa e, posteriormente, à Secretaria de Justiça para formalização do contrato.
Segundo o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, será a maior obra de intervenção estrutural no prédio do MACC, que havia passado por pintura nos anos 2000. "A melhoria da parte elétrica deixará o museu mais bonito e agradável, tanto com relação ao espaço expositivo quanto na questão da conservação das obras".
Macunaíma
O MACC será reaberto no segundo semestre. Está fechado desde janeiro enquanto se aguarda o andamento da licitação. Para a abertura, está prevista a realização de uma exposição com o tema "Macunaíma". A proposta é que vários artistas apresentem seus quadros juntamente com peças do acervo.
A reforma tem o objetivo de garantir a segurança das instalações elétricas do prédio, e, por meio dela, também a segurança das equipes de trabalho, artistas e visitantes, além do acervo do museu e das obras de arte expostas.
A obra inclui a instalação de iluminação mais moderna e econômica com painéis, refletores e lâmpadas de LED. Toda a parte elétrica passará por reforma, inclusive com a troca dos quadros de distribuição de energia e de todas as tomadas e interruptores do prédio.
Também serão implantados equipamentos para garantir a segurança e a saúde das pessoas como Dispositivos de Proteção Contra Surtos (DPS), anulando descargas indiretas na rede causadas por descargas atmosféricas.