Em dois dias, prefeitura de Hortolândia troca 600m de cabos furtados de semáforos
Foto: Prefeitura de Hortolândia
Um dado levantado pela prefeitura de Hortolândia aponta que as equipes de manutenção trocaram, em apenas dois dias, 600 metros de cabos furtados de semáforos na cidade.
Só no cruzamento da Avenida João Coelho com a Rua Armelinda Espúrio da Silva, na região do Jardim Nossa Senhora de Fátima, foram aproximadamente 250 metros de fios, além dos fusíveis queimados.
Já no Corredor Metropolitano, no cruzamento entre a Avenida Antônio da Costa Santos e Rua Juazeiro, foi feita a substituição de quatro fusíveis de proteção queimados no conjunto semafórico, além da reposição de mais de 300 metros do cabeamento para o semáforo voltar a funcionar.
Além dos fios, o controlador dos semáforos acabam queimando. Cada um custa R$ 40 mil.
Para evitar novos casos, a prefeitura mudou a altura dos fios e a forma como eles são fixados.
A orientação é que a Guarda Municipal seja acionada em qualquer caso de flagrante de fios furtados.
Desde o ano passado, a Prefeitura alerta sobre o furto e o vandalismo nas “botoeiras”, botão verde acoplado nos semáforos de travessia de pedestres que tem o objetivo de contribuir para o deslocamento de idosos e pessoas com deficiência.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, por semana, são trocadas aproximadamente seis destas ‘botoeiras’ vandalizadas.
* com informações da Rádio CBN Campinas