‘Luta é a palavra de ordem na instituição’, diz presidente do Hospital da Criança do Grendacc
Neste mês de julho, o Hospital da Criança do Grendacc comemora 27 anos de luta contra o câncer infanto-juvenil
Foto: Divulgação
Da Redação
Comemorando 27 anos neste mês de julho, o Hospital da Criança do Grendacc, em Jundiaí, se tornou referência em tratamento oncológico e hematológico na região, somando mais de 76 mil atendimentos. Segundo a presidente da instituição, Isabela Bastos Cardoso, “completar 27 anos de luta contra o câncer infanto-juvenil é um orgulho para o Grendacc, uma instituição que nasceu pequena, virou um hospital e hoje é referência”.
Isabela frisa que “luta é a palavra de ordem na instituição, afinal, sobreviver nesses tempos de crise econômica, com o aumento do desemprego e da pobreza, significa lutar uma batalha todos os dias”.
A presidente do Grendacc explica que a ajuda da sociedade tem sido vital para que o Hospital da Criança continue oferecendo um tratamento de qualidade, integral e humanizado para crianças e adolescentes de zero a 19 anos. Mas que a instituição não para, e tem um planejamento estratégico para melhorar o desempenho operacional e aumentar a receita, como a elaboração de projetos, tais como Amigo Leão, Travessia, Doador Anjo, entre outros.
Especialidades pediátricas
Desde 2020, o Grendacc está trabalhando para tornar o Hospital da Criança referência em especialidades pediátricas, como já é no tratamento oncológico e hematológico. E está buscando novas parcerias com convênios para consultas, exames e cirurgias.
Exemplo disso são as cirurgias realizadas pelo ortopedista pediátrico Cleber Ferreira Moreira. Em 2021, foram realizadas 11 cirurgias; e este ano, quatro. De acordo com o médico, são cirurgias de doenças neuromusculares, paralisias cerebrais e, principalmente, as de má-formação congênitas. O médico explica que em crianças com paralisia cerebral, ao longo da vida, vão surgindo deformidades e isso vai dificultando a locomoção. “E naquelas sem locomoção vai dificultando os cuidados diários dos pais, desde posicionamento até higiene”, diz. Segundo Moreira, o Grendacc recebe muitas demandas reprimidas, porque ortopedia pediátrica é uma especialidade rara na região, então são cirurgias que chegam um pouco tarde. “São paliativas, para dar mais qualidade de vida aos pacientes”.
Queda nas doações
Com a crise, as doações caíram cerca de 30% no Grendacc. Por isso, a instituição também tem planejado uma série de ações para aumentar sua captação de recursos. O hospital estará no Maxi Shopping Jundiaí até sábado, dia 23, no Espaço Comunidade, vendendo seus produtos institucionais. É uma parceria com os artesãos do Mix Outlet Solidário, que expõe suas peças e doam 12% do lucro obtido para a instituição. O espaço funciona diariamente, das 10h às 22h, em frente à Lojas Americanas, no piso 2.
Colabore
Existem diversas formas de colaborar com o Grendacc: comprando no Bazar Permanente – que vende roupas, calçados, acessórios, utensílios para casa e decoração, livros e brinquedos novos e seminovos; adquirindo as rifas que sempre organizam – no momento estão vendendo a Rifa dos Pais; e também fazendo doações: por PIX (a chave é o celular 11 98911-9986); por depósito em contas bancárias; pelo aplicativo Doar Fácil; pelo Telemarketing (11 4815-8445 e 11 98919-4635); e pela Nota Fiscal Paulista.