Lojistas deverão se adequar às diretrizes e medidas sanitárias
Para que não sejam advertidos, os comerciantes precisam exigir que todos os clientes e funcionários utilizem máscaras e passem álcool em gel ao entrarem no estabelecimento
Foto: JI/Lucas Selvati
Da Redação
Parte do comércio itatibense recebeu autorização temporária da Prefeitura para voltar ao funcionamento a partir de hoje, 23. A medida é válida até o dia 4 de maio, quando a Administração Municipal irá analisar se a mesma continua ou não, de acordo com o cenário apresentado na ocasião referente aos casos de coronavírus no município.
Óticas, lojas de materiais de construção, lojas de vestuário e calçados, estúdios de tatuagens, perfumarias, papelarias, lojas de brinquedos, marcenarias, bancas, entre outras atividades poderão atender, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; aos sábados, das 9h às 13h.
A feira-livre também volta a ser realizada a partir de hoje, mas somente as barracas de produtos in natura. Os feirantes deverão utilizar máscaras e disponibilizar álcool em gel para os clientes.
Exigências
Os comerciantes que pretendem abrir seus estabelecimentos devem seguir as novas diretrizes e medidas sanitárias que constam no Decreto 7.371, publicado na Imprensa Oficial da última terça-feira, 21.
Entre as medidas estão: exigir que todos os clientes e funcionários utilizem máscaras e passem álcool em gel ao entrarem no estabelecimento e a divulgação do número de clientes permitidos dentro da loja, respeitando a exigência de uma pessoa a cada 10 m².
Quem não cumprir com as determinações receberá uma advertência, podendo, ainda, ter o comércio fechado por três dias. Se persistir em não se adequar às normas, terá o estabelecimento lacrado até o final da quarentena.
Uso de máscaras
O uso de máscaras em estabelecimentos de Itatiba e no transporte público se tornou obrigatório ontem, 22. Ainda ontem, a Zona Azul voltou a ser cobrada. E, a partir de hoje, 23, os ônibus da TCI circulam em seus horários normais, mas ainda sem o passe dos idosos.