Livros para atender crianças e adolescentes autistas estarão à disposição do público itatibense
Foto: Arquivo Pessoal
A Associação Outro Olhar em parceria com a Secretaria de Cultura, implantou mais um projeto para a população de Itatiba seguindo seu foco, que é acolher famílias atípicas, promover conhecimento e propagar inclusão.
O projeto Prateleira Inclusiva já está na Biblioteca Infantil Maria Anita Hercules, no 2⁰ andar da Biblioteca Chico Leme e será inaugurado no próximo sábado (dia 3) por meio de uma Leitura Inclusiva, ás 10h, para toda populaçâo.
O objetivo deste projeto é ensinar de forma lúdica o público infantil desde a primeira infância, a respeito da diversidade de deficiências e transtornos, colaborando para a formação de pequenos cidadãos, que tenham respeito ao próximo, empatia em suas atitudes, e conhecimento para acolher e incluir á todos, pois, crianças, adolescestes e adultos irão conviver com a diversidade em ambiente escolar e em toda sua vida social.
E esse pode ser um dos meios, para que as famílias atípicas possam informar aos seus próprios filhos sobre seu CID e aos familiares sobre as características da deficiência e/ou transtornos, promovendo assim, aproximação entre colegas de aula, formação de rede de apoio, aceitação própria e dos demais.
Informação desconstrói pré-conceitos, conscientiza e traz fim a episódios de bullying, e agora existem 49 títulos de histórias, em que o personagem principal do livro é uma criança, um adolescente ou um bichinho com deficiência e ela é descrita de forma lúdica e leve, para que qualquer pessoa consiga entender à respeito.
A Biblioteca Municipal fica situada na Rua Campos Salles, 380, Centro da Cidade de Itatiba.