‘Libertária’: Mostra reúne 40 imagens de bailarinos e também de índios Pataxó
A exposição é dividida em duas áreas temáticas
Foto: Divulgação/PMI
Da Redação
Está aberta, desde a última segunda-feira, dia 24, “Libertária”, a primeira exposição fotográfica a integrar o projeto Arte no Paço. São 40 fotos, das autoras Ivone Damaris Antunes e Pamela Daniela, de tamanho 42x60cm, que podem ser apreciadas no corredor da sede da Prefeitura de Itatiba, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 8 de novembro.
“Vocês vão se impressionar. Está muito bonito! Quero destacar que esta é a primeira vez que a galeria do Arte no Paço recebe uma exposição de fotos. Outra novidade é que, também pela primeira vez, as duas paredes estão sendo ocupadas - uma com os bailarinos e, do outro lado, registro dos povos originários do Brasil”, informou o secretário Luís Soares de Camargo, de Cultura e Turismo.
Dividida em duas áreas temáticas, a exposição traz imagens de bailarinos da escola de dança Allegro Ballet dançando envoltos em farinha, captadas em velocidade alta. A segunda área é dedicada a imagens documentais feitas com índios Pataxó de Porto Seguro, cidade ao sul da Bahia. A curadoria é de Mário Edson de Oliveira da Galeria M. E. Fotografias, de Salvador, capital baiana.
“É um espaço cultural de Itatiba para mostrar o talento da nossa população e a capacidade de se expressar. Para nós e todos que vão percorrer este corredor, esta é uma oportunidade de ver o trabalho de profissionais que nos brindaram brilhantemente com esta arte”, comentou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira na abertura.
“Está muito bonito! Vocês vão se impressionar! Quero destacar que esta é a primeira vez que a galeria do Arte no Paço recebe uma exposição de fotos. Outra novidade é que, também pela primeira vez, as duas paredes estão sendo ocupadas - uma com os bailarinos e, do outro lado, registro dos povos originários do Brasil”, informou o secretário Luís Soares de Camargo, de Cultura e Turismo.
Além do prefeito de Itatiba, Thomás, e do secretário Luis, falaram também as fotógrafas, que explicaram ao público o conceito da criação. A mostra, disseram, “tem o objetivo de fazer o espectador parar, observar e despertar, olhando para dentro de si mesmo, numa reflexão entre o apenas existir ou se libertar”. Finalizando, a bailarina Monique Marcelly Santos Silva se apresentou em número solo.
Sobre as autoras
Ivone Damaris Antunes se define como multifunções: fotógrafa, escritora, cineasta e promotora cultural. Fotógrafa há 12 anos, tem trabalhos expostos pelo Brasil, Américas do Sul e Central, além de países da Europa. Já teve ensaios fotográficos publicados na Revista Woo Magazine e diversos jornais, além de três projetos aprovados por Leis de Fomento à Cultura. Durante sua trajetória de mais de uma década, ganhou pelo menos 15 prêmios fotográficos.
Pamela Daniela é fotógrafa e professora de Fotografia e edição de imagens. Formada pela UNIP, é profissional independente, e já trabalhou com a cobertura de eventos para os principais estúdios de Itatiba, além de já ter tido trabalhos seus e de seus alunos expostos no Fórum de Itatiba.
Arte no Paço
O projeto "Arte no Paço" foi lançado em agosto de 2021 e é um novo espaço cultural para Itatiba - o corredor interno principal, onde pode-se apreciar obras de artistas do município. Realizado pela Secretaria de Administração, tem como parceira a Secretaria de Cultura e Turismo, que faz a curadoria das obras a serem expostas.