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Legislativo de Paulínia é o que tem o maior gasto per capita na RMC

Por Redação

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Com 6.908 vereadores distribuídos no interior, litoral e cidades da Grande São Paulo, as 644 Câmaras Municipais do Estado de São Paulo (exceto a da Capital) consumiram um montante de R$ 3.702.589.231,51 ao longo de 2023. Em relação ao ano anterior, houve um aumento de 12,66% nas despesas para manutenção dos plenários que abrigam entre 9 e 34 cadeiras de Vereador.

Os recursos empregados no custeio e no pagamento de pessoal, frente a uma população estimada em 32.959.239 habitantes, segundo dados do IBGE, representam uma média per capita de R$ 112,34 por habitante. No ano anterior, a despesa per capita era de R$ 99,69 por habitante.

A análise dos dados do ano passado do “Mapa das Câmaras” apontou ainda que o Legislativo de Paulínia é o que tem o maior gasto per capita na Região Metropolitana de Campinas (RMC), com o valor médio de R$ 320,43 por habitante no ano passado. 

A análise do Tribunal de Contas apontou que as câmaras das 20 cidades da RMC somaram a despesa de R$ 383,3 milhões em 2023, alta de 11,79% em comparação aos R$ 343,15 milhões do ano anterior. A elevação dos gastos superou a inflação de 2022, que foi de 5,79%.

MÉDIA

De acordo com o levantamento do Tribunal de Contas, a Câmara de Paulínia é proporcionalmente a que apresenta o maior custeio na Região Metropolitana. O valor é de R$ 320,43 por morador da cidade, 2,85 vezes maior do que a média paulista, que é de R$ 112,34. Com uma população de 110.537 habitantes, apontada pelo Censo 2022 do IBGE, e 15 vereadores, as despesas com pagamento de pessoal e custeio do Legislativo foi de R$ 35,41 milhões ano passado.

A análise da Corte apontou que outras 11 cidades da Grande Campinas superaram a média paulista. Os ranking dos cinco municípios com maior média na RMC é formado ainda pelas Câmaras de Holambra (R$ 206,15), Valinhos (R$ 154,30), Hortolândia (R$ 142,03) e Santo Antônio de Posse (R$ 138,46). Campinas fica abaixo da média, R$ 109,88. O Legislativo regional com menor relação custo/habitante é o de Pedreira, R$ 61,55.

O “Mapa das Câmaras” apontou que, ao comparar cidades do mesmo porte, nove municípios custaram acima de 150% da média per capita, com o índice chegando a 489% acima da média do Estado, como Borá, com a média per capita de R$ 994,41, Nova Castilho (R$ 983,53), Flora Rica (R$ 865,30), Louveira (R$ 703,34) e Pontes Gestal (R$ 613,08). (com informações do Jornal Correio Popular)

 

GASTO POR CÂMARA MUNICIPAL DA RMC EM 2023

Município                           Valor(R$)            Per capita(R$)

Americana                          29.071.765,81    122,54

Artur Nogueira                    3.234.395,59       62,86        

Campinas                           125.157.132,42   109,88        

Cosmópolis                         6.147.818,95       102,85        

Engenheiro Coelho             2.306.838.97       117,90        

Holambra                            3.111.639,89        206,15        

Hortolândia                         33.609.103,23      142,03        

Indaiatuba                           20.414.155,41      79,82        

Itatiba                                  16.315.944,82      134,19        

Jaguariúna                          6.126.441,48        103,23        

Monte Mor                           8.216.285,03        127,07        

Morungaba                         1.596.305,02         116,35        

Nova Odessa                      6.920.645,81        111,59        

Paulínia                              35.419.037,95       320,43        

Pedreira                              2.653.618,01         61,55        

Santa Bárbara d´Oeste      20.612.717,03       112,42        

Santo Antônio de Posse    3.218.449,37         138,46        

Sumaré                               29.099.043,49      104,09      

Valinhos                              19.499.337,58      154,30        

Vinhedo                              10.276.149,85      134,26        

TOTAL                                383.006.825,71    120,49        

Fonte: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

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