Junior Cecon: ‘tenho em mim renovadas a fé, a esperança, a força para trabalhar e a vontade de continuar servindo a população’
Júnior Cecon (União Brasil) está em seu segundo mandato e possui 17 projetos aprovados pela Câmara Municipal
Foto: Divulgação
Da Redação
Em continuidade à série de entrevistas com o Legislativo itatibense, o Jornal de Itatiba publica hoje, dia 1º de julho, a entrevista com o vereador Júnior Cecon (União Brasil).
O vereador está em seu segundo mandado – entre suplência e efetivo - na Câmara Municipal e avalia de forma positiva sua gestão até aqui. “Estou feliz com os resultados alcançados, mas estou ciente de que a muito ainda por fazer. Eu tenho em mim renovados a fé, a esperança, a força para trabalhar e a vontade de continuar servindo a população”, diz.
Confira a entrevista completa nesta página.
JI: O senhor está em seu segundo mandato como vereador (entre suplência e efetivo). Como avalia esse período de trabalho?
Júnior Cecon: Acredito que avaliar o trabalho que venho desempenhando é crucial para minha atuação política. Isso tem envolvido ouvir os cidadãos por meio de diálogo direto, analisar indicadores e resultados, interagir com colegas de parlamento e realizar autocrítica. Essa avaliação constante permite que eu possa identificar pontos fortes, áreas de melhoria e alinhar as ações do meu trabalho na vereança com as necessidades da população, assim, dentro dos objetivos que foram motivadores da minha candidatura, tenho procurado atender toda população com isonomia a todas as propostas e demandas que tem me sido dirigidas e as que observo, dando voz e força para os munícipes e as comunidades evangélicas e religiosas de nosso Município, lembrando que busco pautar minha vida e minhas decisões em princípios cristãos. Estou feliz com os resultados alcançados, mas estou ciente de que a muito ainda por fazer. Eu tenho em mim renovadas a fé, a esperança, a força para trabalhar e a vontade de continuar servindo a população.
Nesse mandato fui eleito vice-presidente, eleito com unanimidade dos votos dos colegas vereadores das mais diversas linhas ideológicas e políticas e isso me deixou satisfeito por mostrar que meu nome agrega no meio político. No primeiro biênio atuei por diversas vezes como presidente da Câmara e foi uma experiência gratificante.
JI: Na sua trajetória política, pertenceu a quais partidos? O que fez se identificar com a filosofia do Partido União Brasil?
Júnior Cecon: Iniciei minha trajetória política no Partido Democratas pela posição firme na defesa dos ideais democráticos os quais permanecem com o surgimento do Partido União Brasil que é a fusão do partido Democratas com o Partido Liberal. A filosofia do Partido União Brasil é baseada em princípios conservadores e liberais, com o objetivo de promover o desenvolvimento do Brasil por meio de valores como a defesa da liberdade individual, da livre iniciativa e da ordem social.
O partido enfatiza a importância da responsabilidade fiscal, defendendo uma gestão econômica sólida e eficiente, com a redução do tamanho do Estado, menor intervenção governamental na economia e incentivo à livre concorrência. Busca a promoção de políticas que estimulem o empreendedorismo, a geração de empregos e o crescimento econômico. Além disso, o Partido União Brasil valoriza a família, a segurança pública e a manutenção da ordem social. Defende uma postura firme no combate à criminalidade, investimentos na segurança e o fortalecimento das instituições de segurança pública. Todos esses princípios do União Brasil vão de encontro com valores e princípios que acredito e que pauto a minha vida. Mas não posso deixar de ressaltar que estou atento as movimentações politicas aqui em Itatiba e isso pode trazer mudanças, e dependendo da mudança, tenho que me mover também.
JI: O senhor é ligado a Comunidade Teleios Itatiba, que desenvolve diversos trabalhos sociais. Fale um pouco sobre isso.
Júnior Cecon: A Comunidade Teleios Itatiba promove assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo doações de alimentos e apoio emocional. Projetos de apoio às famílias, incluindo aconselhamento, orientação jurídica, atendimento psicológico, grupos de oração e outros serviços de apoio com crianças e adolescentes. Também desenvolvem projetos de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade, na Teleios já passaram centenas de jovens e adolescentes e milhares de crianças sem contar os adultos, é um trabalho de excelência e dedicação do Pr. Ricardo e da Pra. Rosangela e de toda equipe de liderança. Nesta oportunidade não poderia deixar de congratular todas as demais comunidades evangélicas e religiosas de Itatiba, que tem suprido de um modo geral todas as necessidades de seus membros e da população que as procuram levando as suas demandas de cunho social. Trabalho esse que envolve muita dedicação, amor e respeito para com o próximo.
Tanto o atual governo como anterior, deixaram bem claro que sem o trabalho social e espiritual das instituições religiosas, o poder público não teria condições de dar conta de tanta demanda e isso ficou muito evidenciado na pandemia que acabamos de passar.
JI: A classe política muitas vezes é criticada e desacreditada (em nível geral) pela opinião pública. Qual o papel que os integrantes do Legislativo podem exercer para o resgate dessa credibilidade?
Júnior Cecon: Os integrantes do Legislativo podem e devem exercer um papel fundamental para o resgate da credibilidade da classe política. Os integrantes de Legislativo devem ser transparentes com relação ao seu trabalho e ao uso dos recursos públicos. Devem se aproximar da população, ouvindo suas demandas e sugestões, com ações voltadas para que isso ocorra, contribuindo para a melhoria da imagem da classe política, resgatando a credibilidade junto à opinião pública e demonstrando que estão comprometidos com o interesse coletivo, em resumo trazer a população mais perto do dia a dia da política local.
Da minha parte eu entrei para a política para mudar esse pensamento de crítica e descredito a política. Sou empresário, Pai de família, atuante dentro da Comunidade Evangélica onde desenvolvemos inúmeros projetos sociais, trabalhando duro e honestamente. Existem sim políticos que tornam a classe política desacreditada porque eles mesmo estão corrompendo o eleitorado, então, sou contra esse corropimento do eleitorado, e uma das razões que entrei para a política e para mudar esse tipo de pensamento. A resistência encontrada e muito grande, mas acredito que vamos vencer.
Por outro lado, não poderia deixar ressaltar que a reconstrução da credibilidade política não depende apenas dos legisladores. Também requer uma mudança cultural na sociedade, bem como o envolvimento ativo dos cidadãos no processo democrático. O fortalecimento da confiança na classe política é um esforço conjunto que envolve tanto os representantes eleitos como os eleitores. O eleitor está sendo cada vez mais criterioso ao escolher seus candidatos e isso tem me deixado muito contente porque sei que meu nome será lembrado, comparado e avaliado por essa nova dinâmica do eleitorado.
JI: Cite até 3 projetos de sua autoria que foram aprovados e que são importantes para a cidade nessa sua trajetória como vereador?
Júnior Cecon: De minha autoria são 38 Projetos de Lei até o momento, voltados para diversas áreas como saúde, educação, segurança, cultura, meio ambiente infraestrutura. Desses projetos, 17 estão aprovados; e muitos, infelizmente, ainda não foram para plenário para votação, fato esse que independe de minha vontade e sim está atrelado a pauta que o Presidente da Câmara faz semanalmente, mas dentre os aprovados, e o número que você colocou, posso citar:
- Pomar Urbano – Lei Municipal n. 5.196/19, Projeto esse que tem a finalidade de promover o plantio e a reposição de arvores frutíferas nas áreas públicas de nossa cidade. Mais do que uma ação prática, o Projeto Pomar Urbano detém um cunho ambiental que visa conscientizar a população, inclusive estudantes, à necessidade de buscarem ações de cidadania, preservando e conservando também o ambiente em que vivem.
- Mulheres um Novo Recomeço – Lei Municipal n.5430/22- Lei que estimula à contratação de mulheres em situação de violência doméstica e vulnerabilidade econômica, objetivando apoiar a autonomia financeira, por meio de sua inserção no mercado de trabalho com prioridade e o devido acompanhamento. A execução é feita por meio de programa que consiste em mobilizar as empresas e estabelecimentos comerciais localizados no nosso Município, disponibilizarem vagas de emprego, com prioridade, às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, através da criação do "banco de empregos", onde as empresas interessadas em participar do programa farão seu cadastro junto ao Poder Executivo Municipal.
- Eu Escolhi Esperar – Lei Municipal n. 5.447/22- Lei que institui no calendário oficial de eventos no Munícipio de Itatiba, A "Semana Escolhi Esperar" que trata da prevenção e conscientização sobre gravidez precoce e será realizada na segunda semana do mês de março. Durante essa semana se abordara informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez precoce. Essa Lei envolve o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e de Educação, onde será promovida palestras que deverão ser direcionadas aos profissionais de saúde e educação, visando a identificar possíveis munícipes que se enquadrem no perfil, também a realização de exposição com cartazes citando eventuais causas, suas consequências e como prevenir, direcionamento de atividades para o público alvo do programa, principalmente os mais vulneráveis e finalmente se fazer o monitoramento de possíveis casos para avaliação e cuidado promovendo a interdisciplinaridade entre os profissionais que irão atuar no segmento. Além do que esse Projeto de Lei permite que as escolas de ensino público e privadas celebrem parcerias de UBS (Unidades Básicas de Saúde), Hospitais, organizações não governamentais, e outras entidades afins para a implementação dos objetivos pretendidos pela Semana de prevenção e conscientização sobre gravidez precoce.
JI: Na sua opinião, qual a função de um vereador nos dias atuais?
Júnior Cecon: Um vereador desempenha um papel fundamental na governança local e representa os interesses da população em nível municipal, possuindo diversas responsabilidades e funções essenciais para o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade. Umas das funções de um vereador é legislar, ou seja, participar da elaboração, discussão e aprovação das leis municipais, onde tem a oportunidade de propor projetos de lei que abordam questões de interesse público, como melhorias na infraestrutura urbana, políticas de transporte, saúde, educação, segurança, meio ambiente, cultura e lazer. Essas leis são essenciais para garantir o progresso e a qualidade de vida dos cidadãos de Itatiba.
Além disso, um vereador também tem a importante tarefa de fiscalizar as ações do Poder Executivo Municipal. Isso inclui monitorar a correta aplicação dos recursos públicos, acompanhar as obras e os serviços realizados pela prefeitura, além de avaliar a eficiência das políticas públicas implementadas. A fiscalização visa garantir que o governo municipal esteja atuando de acordo com as necessidades e os interesses da população.
Outra função relevante do vereador é representar os anseios e demandas dos cidadãos perante o poder público. Para isso, é necessário manter um canal de comunicação aberto e constante com a população, ouvindo suas preocupações, sugestões e críticas, no meu caso meu Gabinete e sua estrutura encontram-se a disposição da população 24 horas por dia, onde recebemos sugestões, apontamentos, criticas, pois sim, a crítica faz com que nosso trabalho melhore. Dessa forma, o vereador se torna um intermediário entre a comunidade e as esferas de poder, buscando soluções para os problemas enfrentados pelos munícipes. O vereador é o primeiro contato com a população é o ente público mais próximo.
Além disso, o vereador pode participar de comissões parlamentares, tanto permanentes como temporárias, que discutem temas específicos e elaboram pareceres e propostas sobre essas questões. Essas comissões podem abranger áreas como saúde, educação, urbanismo, meio ambiente, entre outras, permitindo que o vereador se especialize e atue de forma mais efetiva em determinados assuntos.
Sou membro da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social, cuja função é apreciar os assuntos sobre os processos referentes à educação, ensino e artes, ao patrimônio histórico, aos esportes, higiene e saúde pública e às obras. Fui relator em diversos projetos de lei. Também votei favorável a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e doenças raras, e faço parte da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Empreendedorismo e Geração de Emprego de Itatiba atuando como vice-presidente, onde temos promovido várias ações em prol de estimular e divulgar o empreendedorismo em Itatiba.
Em suma, o vereador em Itatiba desempenha um papel importante na construção e no desenvolvimento da cidade. Suas funções incluem legislar, fiscalizar, representar os cidadãos e participar ativamente do processo democrático local. Ao exercer essas atribuições de forma responsável e comprometida, os vereadores contribuem para o progresso e a qualidade de vida da comunidade itatibense.
JI: O senhor sempre esteve ligado ao setor moveleiro de Itatiba. Desde quando? Como empresário do ramo, como enxerga o setor em Itatiba na atualidade? Ainda somos a Capital Brasileira do Móvel? Por que?
Júnior Cecon: Excelente pergunta! Aqui tenho oportunidade de falar do meu pai, Fernando Cecon, um empreendedor nato e um visionário que ainda muito jovem encontrou no trabalho com madeira uma identificação contagiante, que acabou atraindo seus irmãos Wilson e Toninho para o mundo da arte moveleira. Em 1977 com a experiência dos 11 anos de trabalho do meu Pai, ele e meus tios fundaram a Móveis Coloniais Augusta esse nome foi em homenagem a minha vó Augusta Mattiuzzo Cecon, buscando nos temas medievais inspirações para suas peças e ganharam reconhecimento por todo o Brasil e fora dele, pela qualidade e esmero na fabricação. Infelizmente o covid levou Meu Pai, deixando um vazio muito grande em nossas vidas, mas, seu legado e exemplo de vida jamais será esquecido.
Eu particularmente fui criado dentro de uma fábrica de móveis, estou envolvido no ramo a mais de 35 anos, minhas primeiras lembranças eram dentro da fábrica que meu pai trabalhava, a Latino Americano, lá ele começou como ajudante e saiu como gerente para abrir sua própria empresa.
Assim como meu pai e meus tios outros cidadãos Itatibenses abnegados como os pioneiros do setor moveleiro Vitor Cestari, José Chadad e muitos outros que alavancaram o nome de nossa cidade por todo o Brasil, foram pioneiros e efetivos concretizadores da história moveleira de Itatiba. Apesar do enfraquecimento de nossa indústria local temos o Shopping Móveis que permanece como referência regional no setor, para mim o setor moveleiro ainda é um setor de destaque. Itatiba é a capital do móvel colonial, para mim sempre vai ser. É a nossa Princesa da Colina. Pessoalmente acredito como empresário do ramo moveleiro, que o setor em nossa cidade é muito produtivo, e apesar das dificuldades estruturais de nosso País e da economia de um modo geral, vai muito bem devido a competência e força de trabalho dos empresários e seus colaboradores.
JI: Por fim, quais são seus hobbies?
Júnior Cecon: Ultimamente estou muito negligente com meus hobbies devido aos compromissos, mas, quando sobra um tempinho, gosto de cozinhar, também pratico o Tiro Esportivo e estou participando de um campeonato da Federação Paulista de Tiro Esportivo. Tocar bateria é também uma paixão herdade do meu pai, toquei por 10 anos na igreja e não posso deixar de falar da tradição de músicos de minha família que começou com meu avô João Cecon na Banda Santa Cecilia e foi seguida por meu pai, tios e primos e culminou na Banda Os Magníficos, que abrilhantou bailes e carnavais de Itatiba e região por mais de 30 anos.