Jundiaiense Rita Orsi no Hall da Fama do Handebol paulista
A professora, que trabalha com Handebol há quase 40 anos, foi fundamental para a modalidade na cidade, no estado e no país
Foto: Divulgação
A treinadora de handebol Rita de Cássia Orsi será homenageada pela Federação Paulista de Handebol (FPHb) e entrará para o Hall da Fama do esporte. A exemplo das mais renomadas entidades esportivas, no próximo dia 19 de fevereiro, a FPHb fará a primeira edição do Hall da Fama, homenageando 10 personalidades que marcaram a história do Handebol de São Paulo dentre os 60 mil registrados na entidade ao longo dos seus 82 anos de existência.
Entre eles, a professora Rita, que trabalha com Handebol há quase 40 anos, foi fundamental para a modalidade na cidade e no país. Desde o início da carreira acompanhou o Jundiaí Handebol Clube e desde 2005 atua na seleção olímpica, onde conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio e no Mundial de Handebol Feminino 2013.
HONRARIA
O prêmio é concedido exclusivamente para personalidades com reconhecida significância de seus méritos, proezas atléticas e realizações em prol do esporte. Para o presidente da FPHb, Paulo Moratore, o Hall da Fama "tem o propósito de valorizar a memória do esporte e conectar os fãs do presente com os ídolos do passado".
O dirigente atribuiu o sucesso do projeto à qualidade da comissão de especialistas que foi composta por membros de reconhecido prestígio, experiência internacional e décadas de dedicação ao Handebol e que criteriosamente elegeram os nomeados em 2 etapas. "Quem é nomeado ao Hall da Fama torna eterno seu legado ao esporte, essa é a exata dimensão deste prêmio de modo que só nos resta aplaudir e agradecer todos aqueles que foram nomeados", afirma Rogério Toto, idealizador e coordenador do projeto.
A Cerimônia de Nomeação programada para 19 de fevereiro as 18h, será aberta ao público mas é preciso reservar ingressos (R$ 60,00 por pessoa incluso jantar), pelo e-mail: fphb.halldafama@fphand.com.br
Confira abaixo as 10 personalidades nomeadas ao Hall da Fama da FPHb:
Alberto Rigolo – Técnico nas Olimpíadas de 1996 e 2004, primeiro a conquistar o Jogos Panamericanos (Santo Domingo 2003).
Prof. Dr. Antonio Carlos Simões – Técnico da primeira Seleção Olímpica em Barcelona 1992. Referência na formação de professores de handebol.
Daniel Baldacin – Único atleta brasileiro medalhista em mundiais indoor (interclubes 2002) e Beach (bicampeão mundial 2006 e 2010)
José Luiz Ramalho “Zequinha” – Multicampeão e capitão da Seleção Olímpica em Barcelona 1992.
Prof. Marisa Cecilia Loffredo – Bicampeã Panamericana, recordista de títulos nacionais em todos os tempos.
Prof. Pedro Ferreira – Ex-atleta de handebol de campo, formador de árbitros, intelectual e autor dos principais livros didáticos de handebol.
Prof. Rita de Cássia Orsi – Campeã Mundial de Handebol Feminino 2013 com participação em outros 7 mundiais e legado na formação de atletas.
Prof. Santo Baldacin Neto – Atleta lendário e indicado pela revista “The Sunday Times” entre os “1000
MAIORES ESPORTISTAS DO SÉCULO 20
Silvana Maria Silva “Silvaninha” – Árbitra internacional e primeira mulher a integrar o quadro da Federação Internacional – IHF.
Sueli Oliveira de Brito – Maior artilheira de todos os tempos, primeira atleta convidada a atuar no handebol europeu em 1983.
* com informações do Jornal de Jundiaí