Jundiaí sedia 1º Encontro de Juventude do Estado de São Paulo
O Teatro Polytheama foi palco do 1º Encontro de Juventude do Estado de São Paulo. Apoiado pela Prefeitura e organizado pela Coordenação de Políticas para a Juventude (CPJ), da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, o evento aconteceu durante toda essa sexta-feira (04) e contou com a presença do Prefeito Luiz Fernando Machado, gestores municipais, vereadores e atores envolvidos com a temática da juventude em mais de 130 cidades, além da sociedade civil.
A programação foi elaborada com foco na capacitação dos presentes, troca de experiências bem-sucedidas nas cidades e estímulo ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao tema. Os painéis e palestras abordaram orientações e instruções sobre governança pública, formação cidadã, voluntariado, importância de conselhos municipais e estruturação de agenda e debates com assuntos contemporâneos que afetam diretamente os jovens.
Em seu discurso de abertura, Luiz Fernando Machado salientou a importância de receber o evento estadual em Jundiaí, para o compartilhamento de ideias que podem ser reproduzidas em todo o Estado. “Jundiaí tem políticas públicas consolidadas com o objetivo de dar condições para que os jovens sejam incluídos na sociedade e busquem o protagonismo na construção da própria história. Neste evento, trocaremos experiências para melhorar o cenário para jovens em todo o Estado”, afirmou o Chefe do Executivo.
O coordenador da CPJ, Juliano Borges, ressaltou as qualidades de Jundiaí e justificou a escolha do município como sede do evento. “Jundiaí é uma referência no desenvolvimento de políticas públicas, principalmente para crianças e jovens. É um prazer estar aqui na companhia de todos para construirmos projetos assertivos para as demais cidades de São Paulo”, comentou.
Governança Pública de Juventude
A Assessora de Políticas para a Juventude, Letícia Atique Branco, foi uma das protagonistas do primeiro painel da manhã. Com o tema “Governança Pública de Juventude”, a discussão teve como foco as maneiras para estruturação de uma agenda municipal de juventude.
“Os jovens representam o presente e o futuro da nossa sociedade. É fundamental que a gente estruture agendas a curto, médio e longo prazo para que a gente possa atende-los em sua integralidade”, argumenta Letícia.
Estiveram presentes no evento os gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Dr. Gustavo Maryssael (Casa Civil) e Tiago Texera (Saúde), além do Presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, Antonio Carlos Albino, e demais vereadores. A Coordenadora Geral de Direitos Humanos, Maísa Cristina Ferreira Costa, e a dirigente da Diretoria de Ensino de Jundiaí, Valdete Ramos de Oliveira Melo, também compareceram.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ