Jundiaí amplia 26 novos leitos em uma semana
Além dos leitos citados, outros 40 leitos também foram viabilizados junto ao Hospital Regional, garantindo a assistência necessária para atender a todos que necessitam de serviços de saúde
O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) viabilizou, nesta terça-feira (2) o total de 26 novos leitos para manter a assistência em saúde dos pacientes de Jundiaí e região. Desses, 16 leitos da Clínica de Ortopedia do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) estão disponíveis para atendimento de pacientes COVID-19 – já anunciados na sexta-feira (26). Os outros 10 são leitos clínicos, – para assistência de retaguarda a pacientes das demais demandas atendidas pelo hospital -, foram viabilizados junto ao Hospital Santa Elisa (HSE). Seis deles entraram em operação hoje, dia 02, e outros quatro a partir da próxima semana.
Essas medidas visam antecipar a criação de leitos hospitalares para garantir a assistência à população, sem que isso tenha que ser feito em meio a cenários menos favoráveis. Desde o início da pandemia do Novo Coronavírus, o CEC, em parceria com o HSV, tem desenvolvido trabalho focado em projeções. Com essa prática, o município nunca chegou a 100% de ocupação de seus leitos COVID-19, mesmo sendo referência para atendimento a uma população de 900 mil habitantes.
“Jundiaí trabalha de forma antecipada aos cenários e em parceria com as instituições. No entanto, é fundamental que a população mantenha a guarda alta contra o vírus, intensificando a higienização das mãos, usando máscaras e mantendo o distanciamento para evitar a sobrecarga dos sistemas públicos e privados”, salienta o prefeito Luiz Fernando Machado. Atualmente, Jundiaí conta com 98 leitos públicos exclusivos para atendimento COVID-19 no HSV.
Leitos Clínicos
Além do atendimento a pacientes COVID-19, o município tem buscado alternativas para dar andamento às cirurgias eletivas de urgência, especialmente oncológicas. Há ainda emergências que não estão relacionadas à pandemia e que também necessitam de assistência. Por isso, a parceria com o HSE, que passa a somar 29 leitos, vem para suprir essa necessidade.
“Apesar da pandemia da COVID-19, os demais atendimentos permanecem e exigem das equipes de Saúde os cuidados e, dos hospitais, os leitos. A parceria com a iniciativa privada garante o cuidado necessário para o atendimento da população neste período”, diz o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.
Além dos leitos citados, outros 40 leitos também foram viabilizados junto ao Hospital Regional, garantindo a assistência necessária para atender a todos que necessitam de serviços de saúde.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotos PMJ