Julho registra recorde no número de liberação de documentos de imóveis em 2021
As autorizações já superaram, em oito meses, os números de 2020
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: PMI / Renato Jr.
Da Redação
Itatiba superou, em menos de oito meses de 2021, o número de emissões de documentação para regularização ou autorização de novos imóveis na cidade, em comparação com todo ano de 2020. No último dia 24, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Itatiba já somava 874 emissões de Alvarás de Execução / Planta On-line, de Regularização e de Habite-se. Ao longo de todo o ano passado, o número total foi de 837.
O mês de julho foi o que, até o momento, teve maior número de liberação desses documentos: foram 165, com destaque para 69 regularizações de imóveis e Habite-se. Para o secretário da pasta, Eduardo Aoun, os números refletem tanto um aquecimento da construção civil em Itatiba neste ano, quanto a desburocratização de rotinas administrativas. “Esse é o resultado de um trabalho sério, da Itatiba que se desenvolve e cresce de forma sustentável, acompanhado de uma gestão que busca primeiro atender às demandas da população e de empresários, de forma ágil e transparente”, diz.
Documentos
Todos esses documentos se referem a imóveis – seja para a liberação de uma nova construção, reforma ou autorização para uso do imóvel. O Alvará de Execução e sua versão Planta On-line é exclusivo para construções novas. Já os documentos de Regularização permitem que os imóveis fiquem em dia com a legislação em vigor, e as expedições de Habite-se dão permissão de moradia e uso de imóveis, este último no caso de comércios ou indústrias, por exemplo.