Jucilene e Lorraine Martins são destaques no Torneio Internacional
As provas foram realizadas na manhã deste domingo (7/5), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP)
Foto: Wagner Carmo/CBAT
O Torneio Internacional Loterias Caixa – GP Sul-Americano Adhemar Ferreira da Silva de Atletismo começou as 10 horas deste domingo (7/5), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP). Um dos destaques do início da competição foi a carioca Lorraine Martins, vencedora dos 200 m, com 23.09 (0.8), superando a recordista sul-americana Vitória Rosa, com 23.42, segunda colocada.
“Eu gostei da prova. Já tinha corrido os 200 m no Desafio CBAt/CPB, mas com muito vento. Hoje foi um dia bom e agora posso considerar que abri a minha temporada nos 200 m”, disse Lorraine, que voltou a morar no Rio de Janeiro e está treinando com Renan Valdiero, também para ficar mais perto da família. “Sou muito grata ao treinador Felipe Siqueira por tudo o que fez por mim em São Paulo, mas essa mudança era necessária e a adaptação está sendo rápida, mais do que eu imaginava.”
Nos 200 m masculino, Erik Cardoso assumiu a vice-liderança do Ranking Sul-Americano, com 20.54 (-0.2). “Gostei muito da prova, estou bem. Desde sexta, com a disputa do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, foram três tiros nos 100 m e ainda estou me recuperando. Mas foi tudo bem”, afirmou o velocista, que vai viajar para a Europa no dia 20 de maio, com apoio do seu clube, o Sesi, e pelo Conexão Santiago, programa de preparação do COB para o Pan-Americano de Santiago, no Chile.
Lucas da Silva Carvalho ficou em segundo lugar, com 20.64, seguido de Lucas Rodrigues da Silva, com 21.01.
No lançamento do dardo, a paraibana Jucilene Sales de Lima foi a grande campeã, com 61,57 m. A colombiana Flor Denis Ruiz Hurtado terminou na segunda colocação, com 61,24 m, seguida da equatoriana Juleisy Anahi Ângulo Bonilla , com 60,60 m.
“Estou feliz pelo resultado, mas ainda quero lançar acima de 63 m. Esta foi minha quarta competição no ano e a sequência de resultados tem sido boa. Quero repetir um lançamento acima de 60 m no GP Brasil. Mas minha cabeça está boa, os treinos estão bons, e espero conseguir o índice para o Mundial. Estou me sentindo bem, feliz e confiante”, completou a atleta paraibana, referindo-se ao GP Brasil Loterias Caixa, que será disputado na quarta-feira (10/5), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo.
A colombiana Flor Denis Ruiz Hurtado terminou na segunda colocação, com 61,24 m. A equatoriana Juleisy Anahi Ângulo Bonilla ficou no terceiro lugar, com 60,60 m.
No salto em altura, vitória de Valdileia Martins, com 1,81 m, seguida da também brasileira Sarah Suelen Freitas (1,78 m) e da colombiana Maria Fernanda Murillo Duarte (1,75 m).
No salto triplo, a brasileira Gabriele Sousa dos Santos, campeã sul-americana, garantiu a primeira colocação, com 13,65 m (1.6), seguida das também brasileiras Whaylla Ester de Oliveira, com 13,42 m (0.9) e de Regiclécia Cândido da Silva, com 13,15 m (0.6).
O colombiano Arnovis Dalmero venceu o salto em distância, com 8,18 m (1.0), recorde pessoal. Samory ficou em segundo lugar, com 7,00 m (-0.1), segunda melhor marca do ranking brasileiro de 2023, seguido de Lucas Marcelino dos Santos, com 7,75 m (-0.8).