Jovens aprendizes participam de campanha de doação de sangue do Julho Vermelho
Ação começou no dia 17 de julho e teve continuidade nesta quinta-feira, 25, e foi realizada em parceria com o Hemocentro
Foto: Carlos Bassan
Vinte jovens aprendizes do programa Vibe da Prefeitura de Campinas participaram da campanha de doação de sangue do Julho Vermelho. A ação, desenvolvida pelo Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS), em parceria com o SerSol e o Hemocentro, teve início no dia 17 de julho e continuou nesta quinta-feira, 25.
“É sempre um orgulho muito grande ver nossos jovens participando de ações de cidadania. Doar sangue é um ato amor ao próximo”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.
Na campanha do dia 17, foram coletadas 91 bolsas, quantidade suficiente para beneficiar 364 pessoas.
Mariane Henrique da Silva doou sangue pela primeira vez. “No começo estava com muito medo, nervosa, achando que ia doer ou alguma coisa do tipo, só que foi tranquilo, não doeu tanto quanto eu imaginava e o pessoal de lá me tratou muito bem, foram muito gentis e compreensivos com o fato de eu estar com medo”, disse. “Também foi muito engraçado, eles são bem divertidos, adorei, eu farei mais vezes”, completou.
Fábio Ferreira Rodrigues aprovou a inciativa, em especial o lanche oferecido no final. “A experiência foi muito boa. O incentivo do projeto Vibe para a doação de sangue também foi muito bom”, disse.
A jovem Letícia de Paula descreveu como incrível a experiência de doar. “Adorei a sensação de saber que a gente pode ajudar outras pessoas e isso foi muito gratificante. Eu amei e pode ter certeza que vou voltar lá mais vezes e queria agradecer a equipe e as pessoas que estiveram comigo também”, disse.
Maria Fernanda Lacerda Alves ressaltou que cada pessoa que doa sangue pode salvar até quatro vidas. “Gostaria de agradecer o pessoal do Vibe pela oportunidade e por fazer a gente entender o quão importante isso é.e também por nos incentivar a doar sangue para poder salvar outras vidas”, disse.
Quem pode doar sangue
Pessoas entre 16 e 69 anos, não estar em jejum, estar descansado, não fumar até 2 horas antes e 2 horas depois da adoção e peso mínimo de 50 kg e máximo de 150 kg, as informações estão disponíveis no site do Hemocentro (https://www.hemocentro.unicamp.br/).
SerSol
O SerSol (Programa de Fomento e Fortalecimento de Projetos e Ações de Solidariedade) tem como objetivo fortalecer e institucionalizar o trabalho voluntário e as ações de solidariedade dos servidores
O Programa também visa fomentar a solidariedade, estimular equipes a abraçarem causas sociais; qualificar e fortalecer ações de solidariedade e, sobretudo, atender emergências como a recente crise sanitária do coronavírus.