Jovens à moda antiga: trabalhos manuais se tornam fenômeno entre a geração Z
Marcenaria, tricô, crochê e pintura são alguns dos hobbies da nova geração

Foto: iStock/ mixetto
Cada geração possui seus hábitos comportamentais característicos. Porém, muitas vezes, esses comportamentos podem se sobrepor, e antigos hábitos de gerações anteriores voltam à tona. Este é o caso de peças de roupa – como as tendências de moda do início dos anos 2000 que retornaram em 2023 – e, principalmente, atividades e hobbies.
A geração Z, composta por pessoas nascidas entre 1997 e 2010, é conhecida por priorizar a saúde, o bem-estar individual, a sustentabilidade e o lazer. Cronicamente online, essa onda geracional cresceu juntamente da popularidade da tecnologia e do uso da internet no cotidiano das sociedades.
Por conhecerem de perto o poder da internet e das redes sociais, a nova geração valoriza o equilíbrio entre a vida on e offline. Isso pode ser observado através do novo fenômeno comportamental que se populariza entre os jovens: o gosto por trabalhos artísticos e manuais.
Atualmente, a principal plataforma social utilizada pela geração Z é o TikTok, rede que se tornou extremamente viral e ganhou milhões de seguidores em todo o mundo durante a pandemia de Covid-19. Por lá, é possível descobrir todas as novas trends que vêm compondo o dia a dia da gen Z. Tendências de moda, maquiagem, danças, hobbies, frases de efeito, memes e até mesmo de garrafas de água assolam o aplicativo e constroem os hábitos de grande parte da geração.
De acordo com Vitor Coelho, especialista em tendências da WGSN América Latina, empresa líder em tendências de comportamento e consumo, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, "com a ajuda da descoberta social e dos tutoriais do TikTok, 35% da geração Z dos EUA e do Reino Unido relatam interesse em cozinhar, acima dos 21% registrados em 2019. Essa geração presta cada vez mais atenção ao que come e ao que bebe".
Especialmente durante a pandemia, período de grandes restrições sociais e de lazer, os hobbies caseiros, como cozinhar, desenhar, se dedicar às artes, à marcenaria ou à costura, se tornaram populares entre a geração Z. Com a ajuda de tutoriais rápidos no TikTok e a criação de comunidades de pessoas que compartilham as mesmas paixões, os gen Z se tornaram uma geração que prefere comprar stencils para pintura, por exemplo, do que gastar seu dinheiro com saídas e baladas.
A tendência por hobbies de “jovens senhoras”, termo que se popularizou nas redes sociais para denominar quem aprecia atividades antes consideradas características de avôs e avós, se relaciona diretamente com os hábitos de saúde e consumo da nova geração.
"Em termos práticos, vemos o decrescimento da ingestão de álcool, uma redefinição da alimentação caseira (que passa pela ideia de preparação fácil e criativa), o crescimento dos snacks e o consumo consciente, tanto de produtos com selos sustentáveis quanto aqueles para dietas restritivas", completa Vitor Coelho.