Jovem itatibense é vice-campeão no Ten -Pro Rafa Nadal Academy na Espanha
Dante Rela Puccinelli Monte, vice-campeão em torneio realizado na Espanha, dentro da Academia de Rafael Nadal
Foto: Arquivo Pessoal
No mês de junho, o Jornal de Itatiba trouxe uma importante entrevista com uma jovem promessa do tênis de nossa cidade. Aos 9 anos, Dante Rela Puccinelli Monte falou sobre seus planos para a temporada e agora, no encerramento do ano esportivo de 2021, o garoto de Itatiba é novamente destaque, com excelente resultado obtido em torneio na Espanha.
Dante é o quarto colocado no ranking da Federação Paulista de Tênis e número 1 do Brasil na sua categoria. Já conquistou mais de 10 troféus em Brasileiros e Paulista e agora chega ao vice-campeonato no Ten-Pro Rafa Nadal Academy na Espanha, perdendo apenas a final para um tenista russo que é o número 1 na Europa nessa faixa etária.
Confira agora os detalhes da participação do jovem Dante no torneio promovido pelo super-tenista Rafael Nadal.
JI: Como foi sua participação neste torneio no Rafa Nadal Academy? O nível dos participantes era o que você esperava encontrar? E o seu nível perante a eles, ficou dentro do esperado?
Dante: Foi muito legal participar, porque tenho 9 anos e joguei com meninos de 10 e 11. Na categoria 10 anos em alguns jogos meu nível era acima e na categoria 11 anos os jogadores eram mais fortes fisicamente. Eu achei importante para evoluir taticamente.
JI: Foi sua segunda participação na Espanha?
Dante: É a segunda vez que vou a academia, mas na primeira fui apenas para conhecer e passear e dessa vez fui para competir .
JI: Há informação que em 2022 deveremos ter o camp do Nadal no Brasil. Você pretende participar?
Dante: Eu não irei participar, pois o meu foco será treinar para campeonatos brasileiros importantes.
JI: Você esteve pessoalmente com o Nadal durante a estadia na Espanha? O que falou pra ele e o que ele te disse?
Dante: Estive com ele apenas para tirar fotos. O acesso a ele na academia é muito difícil, principalmente porque ele está treinando intensamente para o seu pró-ximo campeonato, mas todas as vezes que eu o encontrei ele foi simpático e tirou foto.
JI: Nós conversamos em junho quando você falou sobre suas conquistas. Nesses 6 meses praticamente de lá pra cá, quais foram seus principais resultados?
Dante: Estou satisfeito com meus resultados esse ano, ainda mais que faz 4 meses que mudei para cor da bola amarela (oficial). Tive que fazer vários ajustes porque a bola pinga mais alto. Considero que foi um semestre novamente de conquistas. Venci o Estadual no clube do São Paulo FC, venci a Copa São Paulo e também subi para a categoria de 11 anos ficando campeão! A minha satisfação foi ter ficado em segundo lugar no campeonato Ten-Pro na Rafa Nadal Academy na Espanha, perdi apenas para o russo que é número 1 na Europa .
JI: E para 2022, quais os objetivos já traçados? O Tour pela França, está nos planos?
Dante: O objetivo é evoluir na bola amarela e alcançar o nível de 12 anos. Esse seria o nível europeu, portanto meu foco é a federação onde eles me permitem jogar categorias acima, pois pela Confederação Brasileira de Tênis eu não posso. No mês de julho provavelmente irei novamente para a Europa nos campeonatos franceses e conhecer o nível de jogadores e ter novas experiências.
JI: Continua com sua equipe de treinadores? Mudou alguma coisa na sua rotina de treinos?
Dante: Recentemente mudei os treinamentos para Campinas com a equipe competitiva do Ricardo Mello (ex- tenista profissional). As horas de treinamentos aumentaram e acrescen-tamos o treinamento fí-sico, tático e de agilidade em quadra. Estou contente, pois fiz mais amigos, porque o esporte proporciona isso, a amizade. Mas toda a minha base de tênis foi formada pelo meu treinador Renan Rodrigues.