Jogo da Família alcança 2,6 toneladas de alimentos para Natal Sem Fome
A entrada para a partida foi beneficente, com a solicitação da doação de dois quilos de alimentos não perecíveis ao público
Foto: Divulgação
O Ginásio de Esportes do Clube Concórdia foi palco de uma grande vitória solidária no domingo, 1º de dezembro. A 3ª edição do “Jogo da Família Amoroso & Amigos 2024” reuniu craques do futebol e do futsal para uma partida beneficente em prol do Natal Sem Fome. O evento arrecadou impressionantes 2.624 quilos de doações, que serão destinadas a beneficiárias do programa Viva Leite, abrangendo cerca de 2,8 mil famílias no município.
Entre os jogadores presentes, estavam craques como Elano, Thiago Gentil, Ewerthon, e outros ícones do futsal, como Gustavo Índio e Pula. O evento também contou com a participação de jovens com Síndrome de Down do projeto “Star S21 do Guarani”.
A entrada foi condicionada à doação de dois quilos de alimentos não perecíveis.
O evento foi realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e organizado pela LG Imóveis. “A expectativa é que essa corrente de solidariedade cresça ainda mais, com maior engajamento da comunidade”, afirmou a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Vandecleya Moro.
A campanha é realizada por meio de parcerias com apoio do Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região), da Ceasa Campinas, da Sanasa, da Câmara Municipal, do Banco de Alimentos e dos órgãos de comunicação EPTV, EP FM, Grupo EP, Diário Campineiro, Correio Popular, Jovem Pan Campinas, Rede Família, Hora Campinas, Educa Tv, Rádio Educativa, VTV, TV Câmara, Rádio Brasil, TV Thathi, Rádio Transamérica, Nova FM e Rádio Central.
A mobilização se estenderá até o dia 20 de dezembro, com destaque para o "Dia D" em 14 de dezembro, das 9h às 14h, no Paço Municipal, em formato drive-thru. As doações serão direcionadas inicialmente ao Banco de Alimentos, responsável por redistribuí-las a 120 organizações da sociedade civil, que as entregarão às famílias.
Cartilha
Para assegurar a qualidade e eficácia das doações, a Prefeitura de Campinas disponibilizou a Cartilha de Orientação para Doação de Alimentos (https://www.ceasacampinas.com.br/sites/ceasacampinas.com.br/files/info/arquivos/cartilha_doacao_alimentos.pdf). O documento detalha os critérios para doações, como a prioridade por alimentos não perecíveis em embalagens íntegras e dentro do prazo de validade.
A cartilha orienta ainda sobre a correta seleção de alimentos in natura, como frutas, verduras e carnes, que devem estar em perfeitas condições de consumo. Esses produtos podem ser doados ao Banco de Alimentos, devidamente embalados e identificados.
Além disso, o material destaca os itens prioritários para doação, como arroz, feijão, óleo, leite, açúcar e farinha, e alerta para evitar produtos ultraprocessados ou sem embalagens originais. Sobras de alimentos preparados ou vencidos também são desaconselhados.
OSCs
As doações serão destinadas inicialmente ao Banco de Alimentos, que fará a redistribuição para Organizações da Sociedade Civil (OSCs). essas entidades, por sua vez, serão responsáveis por entregar os alimentos às famílias atendidas pelo Programa Viva Leite, beneficiando diretamente 2,8 mil pessoas cadastradas no programa.
Além da Campanha Natal Sem Fome, Campinas mantém diversas ações permanentes de combate à fome. A cidade distribui mensalmente cerca de 23 mil refeições, beneficia aproximadamente 6.500 pessoas com o Cartão Nutrir e atende 25 mil cidadãos pelo programa Renda Campinas. O programa Viva Leite contempla 2.800 famílias, enquanto as hortas comunitárias, espalhadas pelo município, somam 181 iniciativas voltadas à segurança alimentar e ao fortalecimento comunitário.