Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Esportes
Por Redação

Jogador Raphinha é o novo fenômeno do futebol e eleva a imagem do Leeds United

Estudo inédito da Kantar IBOPE Media analisa os efeitos da grande atuação de Raphinha na Seleção e o impacto midiático para o Leeds United da Inglaterra

Por Redação

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Uma das novas estrelas do futebol, o jogador Raphinha atua pelo Leeds United desde 5 de outubro de 2020. Mesmo participando do campeonato inglês, um dos maiores do mundo, a percepção de imagem do Leeds e do jogador eram consideradas medianas. Tudo mudou na noite do dia 14 de outubro deste ano, quando Raphinha fez sua estreia como titular da Seleção Brasileira, na Arena da Amazônia, em jogo válido pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa de 2022. Nesse dia, o atacante de 24 anos marcou duas vezes, ajudando o Brasil a bater de 4 x 1 o Uruguai. O jogo consolidou Raphinha como destaque dentro e fora do gramado, impulsionando também a imagem do Leeds United. 

Segundo levantamento inédito da Kantar IBOPE Media, as grandes atuações de Raphinha o elevaram a um nível de celebridade midiática. De acordo com o estudo Kantar MVP Rising Star 1, o atleta possui um Score de 19 numa escala que vai até 25 - interessante coincidência com o número 19 que ele usa na camisa da Seleção.

O impacto de Raphinha foi tão alto que alavancou também a imagem do Leeds. Em 23 de outubro, quando ele entrou novamente em campo pelo time londrino, a audiência da partida contra Wolverhampton foi triplicada, em comparação com jogos antes da performance do meia na Seleção. 

“Muito interessante a estratégia de globalização de um clube como o Leeds. Primeiro, com a série Take Us Home (Amazon Prime), que havia tornado o Leeds o novo xodó dos torcedores do Newells old boys na Argentina - pelo destaque do treinador Bielsa. As recentes performances de Raphinha pela Seleção Brasileira foram capazes de despertar o interesse imediato dos brasileiros sobre o clube de Londres”, diz Antonio Wanderley, CEO da Kantar IBOPE Media.

Os dados do levantamento da Kantar apontam também que Raphinha é uma excelente oportunidade para patrocinadores fazerem parceria com o jogador e alavancarem o potencial de crescimento e popularidade. O estudo destaca uma alta taxa de engajamento de fãs nas redes sociais do atleta, o que significa que seus seguidores estão interagindo com suas postagens, sendo um ativo valioso para qualquer parceiro em potencial que deseje criar conexão com a rede do jogador.

Como esporte mais prestigiado do mundo, o futebol oferece acesso direto e rápido às audiências globais. A trajetória com disputas em clubes nacionais populares, além do Campeonato Inglês, e agora a passagem pela Seleção, só melhoram a imagem de Raphinha, abrindo espaço para mostrar seu conjunto de habilidades para públicos em todo o mundo. “O Leeds consegue assim seguir redefinindo seu mercado, expandindo de um mercado saturado como o inglês e passando a ser capaz de entregar para seus patrocinadores um alcance cada vez mais global”, conclui o CEO da Kantar IBOPE Media.

1 A metodologia Kantar MVP Rising Star que considera três indicadores macro, sendo: Negocição: fornece a pontuação de performance em redes sociais; Avaliação: cálculo de valor de mídia; Presença: análise qualitativa de posts por atleta e engajamento de seus fãs, durante as partidas entre 8 de outubro e 15 de outubro.

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Aceitar todos os cookies