João Parodi e as fotos das Fazendas de Café para o Almanaque de 1916
No final do século XIX, o imigrante italiano Nicolau Parodi trabalhou na montagem de máquinas de beneficiamento de café em fazendas da região de Itatiba. Instalou estes equipamentos na Fazenda Santa Leopoldina, da família Bueno de Aguiar, Fazenda Santa Gertrudes, na Fazenda Santa Júlia, propriedade do senhor João Bueno de Aguiar e Irmãos e depois de Eleutério Alves Cardoso e também na Fazenda Pereiras, do Comendador Lourenço Alves Cardoso; todas na estrada que ligava Itatiba ao distrito de Morungaba.
João Parodi, o segundo filho do casal Nicolau Parodi e Imperatriz Mecaroli, nasceu em um anexo da Fazenda Santa Júlia, em seis de dezembro de 1897.
Em 1906, Nicolau e sua família fazem uma viagem ao país de origem, onde Nicolau conhece a fotografia e decide trazer alguns materiais e equipamentos para montar um estúdio fotográfico em Itatiba.
A paixão do experiente Nicolau influencia de forma fortemente contagiante seu filho João, que, com dez anos, ainda em Roma, recebe as primeiras lições de física, química, artes plásticas, retoques e outras habilidades que a prática da fotografia da época exigia.
A partir de 1916, a responsabilidade pelos trabalhos fotográficos em Itatiba fica com João Parodi, que com apenas 18 anos realiza um trabalho exemplar ao registrar as principais fazendas de café do município, para a edição do Almanaque de Itatiba de 1916 editado pelo jornal A Reacção , dirigido por Evaristo Silva.
Outra curiosidade. O filho mais velho de Nicolau Parodi, fruto de seu primeiro casamento, Achiles Parodi, foi responsável pela encadernação do mesmo Almanach de Itatiba de 1916.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fonte de informações: Livro “Os Fotógrafos da Família Parodi”, de Rogério Scavone, Editora Centro de Memória da Unicamp, 2023.
Fotos: Acervo Foto Parodi
Vista da Fazenda Santa Júlia feita por João Parodi para o Almanaque de 1916
Vista da Fazenda Santa Leopoldina, propriedade do Cel. João Bueno de Aguiar e Irmãos
O jovem fotógrafo João Parodi