Jarinu cancela Copa de Futsal após pancadaria generalizada
Por Luana Nascimbene / Jornal de Jundiaí
Após cenas de agressão física entre jogadores e membros da comissão técnica na partida entre Campos dos Aleixos e St Company Primavera, pela Copa de Inverno de Futsal de Jarinu, a prefeitura decidiu encerrar a competição nas divisões ouro e prata.
O comunicado do cancelamento da foi divulgado na quarta-feira (9), seis dias após o jogo. Em nota publicada no site oficial da Prefeitura de Jarinu, o órgão repudiou as agressões e revelou que os envolvidos foram punidos. "Todos os envolvidos identificados constam em boletim de ocorrência registrado pela Prefeitura de Jarinu e foram expulsos do campeonato."
A prefeitura ressaltou que todas as partidas do campeonato contavam com segurança privada e revista com detector de metal, além de apoio da Guarda Civil Municipal e da Saúde, com Ambulância e equipe do Resgate em tempo integral durante os jogos no Ginásio de Esportes.
As partidas das categorias de base, feminino e master serão reagendadas e retomadas nos próximos dias.
CENAS LAMENTÁVEIS
O caso de agressão aconteceu na quinta-feira da semana passada (3). Foi o segundo ano consecutivo que houve registro de pancadaria durante partida na Copa Inverno de Futsal.
De acordo com o relatório da partida, publicado pela Divisão de Esportes de Jarinu, a partida foi interrompida aos 18 minutos da primeira etapa, pela equipe de arbitragem, após um dos jogadores do Campos Aleixos ser expulso, se dirigir à arquibancada e fazer gestos obscenos à torcida adversária, chamando torcedores para a briga.
Após essa ação, o atleta se dirigiu a um jogador da equipe ST Company Primavera, que também havia sido expulso após desentendimento dentro de quadra, o abordou de maneira desrespeitosa, colocando a mão no seu peito, e o ameaçou dizendo que deveria "pegar ele pelo pescoço".
Os jogadores envolvidos se negaram a encerrar a discussão e o cenário hostil deu início a um tumulto do lado de fora da quadra, com confrontos de agressão física entre torcedores, atletas e membros das comissões técnicas.
Os envolvidos ainda agrediram com socos e pontapés as pessoas que tentavam apaziguar a situação.
PUNIÇÃO
Entre os suspeitos identificados estão três homens que já haviam sido suspensos na última Copa Inverno, em 2022, por agressão a jogadores.
Os agressores identificados, denunciados e punidos não terão acesso ao ginásio durante a realização das partidas da Copa Inverno de Futsal.
As equipes Amigos da Vila e ST Company Primavera ficam advertidas pela ação de jogadores e torcedores assim como estabelece o regulamento.
A Prefeitura de Jarinu abriu um Boletim de Ocorrência denunciando os envolvidos na ação de desordem. A questão criminal dos atos ficará a cargo da Polícia Civil e posteriormente, da Justiça.