Janeiro Branco terá evento especial no Parque Luís Latorre
Cuidar da mente é cuidar da vida
Foto: Freepik
A Prefeitura de Itatiba realizará no último domingo do mês do evento Janeiro Branco - Cuidar da mente, é cuidar bem da vida!, com foco na saúde mental e nos cuidados com as emoções. Será no dia 26/01 no Parque Luís Latorre, das 9h às 13h, com diversas atividades para toda a família, incluindo oficinas, apresentações culturais, brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce grátis.
A ação envolve as secretarias municipais de Ação Social Trabalho e Renda, Educação, Esportes, Meio Ambiente e Agricultura e Saúde, bem como Fundo Social de Solidariedade (FSS) - Casa Rosa da Mulher, Escola de Governo e Gestão Pública e Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).
A programação cultural inclui: 9h - Capoterapia com Mestre China, 9h30 - Dança Circular, 9h45 - Jacobson (Técnica de Relaxamento Muscular Progressivo), 10h - Lian Gong (Técnica de Exercícios) e 10h45 - Hit Box (Combinação de Ritmo, movimento e autenticidade).
Dentre os serviços desta manhã de Janeiro Branco, estão: Beleza da Mulher, Bolha de sabão, Caricatura com Cleverton Gomes, Casa do Arteiro, Confecção de Mandala, Conselho Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência - Condef, Equipe Criança Feliz, Escultura em Bexiga, Hortiterapia, Instituto Passo a Passo, Interact, Oficina e Doação de Mudas, Oficina da Criatividade, Outro Olhar, Rede Farmais, Reflexologia, Studio Dália Saúde, Todos Lab, Universidade São Francisco e Vacinação.
Também haverá uma edição especial da Mostra Criativa, do Fundo Social, com a presença de 20 stands diversos, sendo 15 de artesanato e cinco compondo a Praça de Alimentação.
Símbolo de renovação
O Janeiro Branco é dedicado a ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental, com objetivo de abordar e incentivar hábitos e ambientes saudáveis na prevenção de doenças psiquiátricas, com enfoque especial à prevenção da dependência química e do suicídio. Os idealizadores decidiram escolher o mês de janeiro por se tratar simbolicamente de uma época de renovação.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. O preconceito e a desinformação da sociedade ainda são obstáculos à procura de ajuda e mudanças.