Janeiro Branco: Campanha é dedicada a ações de conscientização, incentivo e promoção da saúde mental
Diversas ações estão sendo programadas para o mês de janeiro em Itatiba, com o intuito de lembrar a importância do Janeiro Branco
Foto: Divulgação
A Campanha Janeiro Branco, criada em 2014, pelo psicólogo e palestrante Leonardo Abrahão, na cidade de Uberlândia (MG), é uma iniciativa brasileira, que visa promover a conscientização sobre a importância da saúde mental.
Com um intuito parecido com o do “Outubro Rosa” ou “Setembro Amarelo”, o Janeiro Branco é um momento de reflexão para discutir a relevância do cuidado e alertar para a importância da prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. É um mês em que as pessoas cultivam expectativas para os próximos onze meses, portanto, estão mais abertas a acatar esses estímulos.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, com 9,3% da população diagnosticada; e 5,8% da população (12 milhões de pessoas) sofrem de “depressão” (maior taxa da América Latina). Há uma preocupante situação com 12 mil suicídios anuais no país, fazendo com que a sociedade brasileira ocupe a oitava colocação, no planeta, em relação à contagem absoluta de mortes autoprovocadas.
Em Itatiba
Reafirmando o compromisso com a conscientização da saúde mental, através da Lei 5.603/2023, de autoria dos vereadores Juninho Parodi e Leila Bedani, instituiu-se no Calendário Oficial do Município o “Janeiro Branco”, campanha dedicada às ações de Conscientização, Incentivo e Promoção da Saúde Mental.
Diversas ações estão sendo programadas para o mês de janeiro em Itatiba, com o intuito de lembrar a importância do Janeiro Branco.