‘Já é uma realidade’, diz prefeito sobre retomada econômica em Itatiba
‘Recebemos diversas empresas e muitos empregos foram criados já no ano passado’, afirmou o prefeito ao JI
Foto: Arquivo JI
Da Redação
O prefeito Thomás Capeletto concedeu entrevista ao JI nesta semana, para falar sobre seu primeiro ano de gestão. Ele disse que o enfrentamento à covid-19 foi o maior desafio enfrentado até o momento e afirmou que o município está preparado para enfrentar a doença em 2022, com os casos aumentando nesse começo de ano juntamente com os de gripe. “Percebemos que os casos voltaram a crescer, ainda que sem gravidade, mas, se o quadro piorar, já estamos preparados para o retorno de mais 30 leitos de UTI-Covid, o que torcemos para não ser necessário”, afirmou.
Questionado sobre a retomada econômica, disse que já é uma realidade. “Já é uma realidade a retomada econômica, iniciada ainda em 2021. Recebemos diversas empresas e muitos empregos foram criados já no ano passado, especialmente no último semestre”. Confira a entrevista.
Como o Sr. avalia o seu primeiro ano de gestão?
“Avalio como desafiador, mas positivo. Vivemos em 2021 desafios gigantescos. Acredito que enfrentamos a pior crise de saúde da história de Itatiba, mas, mesmo diante de tantas adversidades, conseguimos grandes conquistas e realizações, sempre olhando para frente e buscando o melhor para a população de nossa cidade”.
Enfrentar a pandemia foi o maior desafio? Qual foi o grande acerto de Itatiba no combate à pandemia?
Sim, foi o maior desafio. Como já ressaltei, acredito que tenha sido a pior crise de saúde da história de Itatiba, e passamos por ela, conseguindo estabilizar as piores crises, tendo ficado mais de três meses sem mortes por Covid-19 em nossa cidade. Conseguimos reduzir drasticamente os casos de Covid-19 com a ampliação do número de leitos de UTI-Covid na Santa Casa de Itatiba. Criamos um centro de contingência para combate à covid lá no SUS, nos piores momentos. E também ressalto, com grande orgulho, a agilidade da vacinação contra a doença. Fomos exemplo entre várias cidades no Estado na vacinação, com a aplicação de mais de 201 mil doses no ano de 2021, tendo como grande destaque os vacinaços, possibilitando aplicar grande número de doses num único dia.
A pandemia não acabou, a cidade está preparada para este ano?
“Com certeza. Neste momento, além da Covid-19, temos um surto de gripe Influenza, para o qual também abrimos um Centro de Contingência em que há testes de Covid. Percebemos que os casos voltaram a crescer, ainda que sem gravidade, mas, se o quadro piorar, já estamos preparados para o retorno de mais 30 leitos de UTI-Covid, o que torcemos para não ser necessário”.
E a tão esperada retomada, será que ela vem? A cidade aguarda investimentos para a geração de emprego e renda em 2022?
“Já é uma realidade a retomada econômica, iniciada ainda em 2021. Recebemos diversas empresas e muitos empregos foram criados já no ano passado, especialmente no último semestre. Tivemos, ao longo de 2021, os anúncios de expansão da Vedacit, implantação efetiva da Teadit e do Baroneza Offices, abertura do Oba Farm, Swift, Autozone, e fechando o ano, a Pizza Hut. Para este ano, abrirão o Flex Atacarejo, e uma novidade confirmada já nesta primeira semana de janeiro, da empresa de área técnica, que já se instalou, trazendo novos 100 empregos”.
O caminho para o desenvolvimento econômico requer um sistema educacional bem estruturado. Itatiba conseguiu minimizar os efeitos da pandemia no aprendizado?
“Retomamos as aulas presenciais o mais rápido possível, assim que seguros aos alunos e às equipes retornarem. Seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, os alunos da rede municipal de Itatiba retornaram às aulas, de forma gradual e facultativa, no segundo semestre”.
Quais as novidades na área da Saúde para este ano que se inicia?
“Além do necessário e emergencial Centro de Contingência, para atender casos de Síndrome Gripal, temos boas notícias na área de prevenção, já recebendo a partir do próximo dia 11, até dia 22, a Carreta da Mamografia, com capacidade para realizar até 50 exames por dia durante a semana, e 25 aos sábados. Iniciaremos em breve também o tratamento oncológico, junto à Santa Casa, possibilitando que doentes de câncer sejam cuidados aqui mesmo em Itatiba. Neste ano, está nos planos iniciar a construção da Unidade Avançada de Saúde, na região do San Francisco, uma grande conquista, além da reforma gradual das UBS’s. Também estamos fazendo a convocação de médicos, aprovados no concurso público vigente, para a rede municipal de saúde, e vamos seguir com mutirões em áreas específicas, a exemplo do sucesso do mutirão de catarata ‘Visão para Todos’”.
E sobre o meio ambiente e a coleta de resíduos?
“Seguimos buscando manter a rede de coleta de resíduos cada vez mais funcional, valorizando as ações que impactam de menor forma no nosso meio ambiente. Valorizar o plantio de árvores, como já fizemos em 2021, continua no nosso foco de ações para a área neste novo ano”.
Na área da segurança pública, o que o itatibense pode esperar?
Para o ano de 2022, por parte da Guarda Municipal, que é a força de segurança sob nossa gestão, planejamos o aumento do número de viaturas e ainda mais investimentos na qualificação contínua dos Guardas Municipais, com aulas teóricas e práticas, para que estejam cada vez mais qualificados. Inclusive valorizamos os instrutores locais, de dentro da corporação, para a aplicação destas aulas, o que nos permite economizar. Seguimos com a proposta de aproximação da Guarda à comunidade, com ações, entre outras, de retorno da ronda escolar, além de palestras da GM. Outra ação são as rondas rurais, muito importantes para coibir qualquer ato ilícito na nossa extensa zona rural, além de aproximar os moradores desta área, mesmo as mais distantes, ouvindo também suas demandas. E, claro, continuamos firmes nas parcerias com todas as forças de segurança, estaduais e federais, em atuações integradas, para uma segurança pública cada vez mais eficaz”.
2022 é um ano eleitoral, como será a relação institucional e política da Prefeitura?
“Itatiba está inserida no contexto estadual e nacional, e claro que as Eleições de 2022 também refletem no município, embora com menor impacto do que as eleições locais. Vamos seguir em busca do que for melhor para toda a cidade, independente de qual esfera e do resultado da eleição”.