Itatibenses sofrem com frio e falta de chuva
Na foto: Prefeito Thomás entregando cobertor a pessoa em situação de rua durante ação realizada na última terça-feira
Foto: Ação Social
Da Redação
A madrugada de ontem foi a mais fria do ano em Itatiba. De acordo com a Defesa Civil, os termômetros chegaram a marcar mínima de 1,9ºC.
Segundo o Climatempo, o fim de semana em Itatiba será de frio, mas as temperaturas devem subir um pouco e não chove. Hoje, a previsão é de mínima de 7ºC e máxima de 24ºC. Amanhã, mínima de 12º e máxima de 24º. No domingo, mínima de 11ºC e máxima de 25ºC. A Defesa Civil alerta contra queimadas devido ao tempo seco e à baixa umidade relativa do ar, que tende a cair ainda mais.
A madrugada de ontem também foi uma das mais frias do ano na Estância Climática de Morungaba. Segundo a Defesa Civil do município, às 6h da manhã de ontem os termômetros marcavam 3ºC.
Ação de acolhimento
Equipes da Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Ação Social, com apoio da Guarda Municipal e Defesa Civil, têm percorrido diversas vias do município para entregar cobertores aos moradores de rua. As pessoas em estado de vulnerabilidade também são convidadas a irem para o abrigo municipal.
A última ação, realizada na última terça-feira, 29, contou com a participação do prefeito Thomás Capeletto e do vice-prefeito e secretário de Ação Social, Mauro Delforno.
Estiagem
Além do frio, os itatibenses têm sofrido com a falta de chuva. Em junho, o índice pluviométrico ficou novamente abaixo do esperado. De acordo com dados da Casa da Agricultura, choveu 36,4 milímetros (mm) no sexto mês do ano em Itatiba. A média para o período é de 41,1 mm.
Até o momento, março foi o único mês que superou as expectativas. O índice pluviométrico registrado no período foi de 182,2 mm. A média de chuva em março é de 172,4 mm.