Itatibenses participam das cerimônias religiosas e sociais
Na foto: Bispo Dom Sergio participando da procissão da Padroeira, Nossa Senhora do Belém, no trajeto alterado
Da Redação
A Paróquia de Nossa Senhora do Belém, a mais antiga do município, programou os festejos em louvor à Padroeira de Itatiba, que contaram com novenas à noite desde o dia 30 de agosto, e no dia 8, que é feriado municipal, a maior parte dos festejos, que somente foram encerrados no domingo.
Missa solene às 9h com coroação de Nossa Senhora do Belém; e às 17h procissão pelas ruas do centro, acompanhada pelo bispo diocesano Dom Sergio Aparecido Colombo, pelas irmandades católicas, pelos fiéis, em um bom número, e pela Banda Santa Cecília.
Alteração do trajeto
Por boa parte do itinerário, a procissão seguiu o itinerário tradicional, mas devido às obras de revitalização nas ruas da área central, a partir da Rua Camilo Pires, não subiu pela Quintino Bocaiuva, seguindo até a Comendador Franco, pela esquerda, para que não houvesse interrupção de trânsito.
Passou por dentro do Terminal de Ônibus da Comendador, e somente virando à esquerda na Rua Tobias Franco, para se dirigir à Basílica, onde o bispo Dom Sergio celebrou missa, que contou com a participação do Coral Nossa Senhora do Belém e dos Arautos do Evangelho
Encerramento no domingo
Na parte religiosa no domingo, dia 10, houve a 8ª Caminhada de N. Sra. do Belém, com saída da capela de Santa Rita do Bairro dos Pintos, até a Basílica onde foi rezada missa às 9h30 pelo pe. Maycon Cristian Pedro.
Na parte social tivemos funcionamento de barracas com venda de doces, bolos, frango frito, pasteis, bebidas e no domingo, no almoço, Macarrão com Porpeta, muito concorrido.
Atrações
A festa de Nossa Senhora do Belém animou a Praça da Bandeira, nos dois finais de semana, não só pelas barracas, mas também por várias apresentações musicais de cantores e bandas itatibenses.
Também houve visitas à Torre da Basílica – tem que subir por escadas – e ainda podendo apreciar a Exposição de Quadros do decano dos artistas Plásticos de Itatiba, Pedro Gava.